Foto: Flavia Peroba
Lavagem e purificação tendem a significar, na nossa cultura, algo positivo e benéfico. Sejam as escadarias da igreja Nosso Senhor do Bonfim, o primeiro banho de mar de um bebê ou simplesmente o banho quente após um dia árduo de trabalho, a água e seu poder de retirar impurezas tende a ser valorizado. Pois agora venho mostrar a exceção para essa quase-regra tropical!
O arroz ausente de banho é imprescindível para uma boa textura e cremosidade do risoto. Talvez o momento de maior importância para que se atinja o ponto perfeito deste prato, seja exatamente a ausência de uma ação tão mecânica aos brasileiros: lavar o arroz! Para que possa falar sobre a receita do risoto, preciso enfatizar a necessidade da escolha de um bom arroz e pedir que o escolham torcendo para que nele exista muito amido.
Risoto de parmesão com vinho branco
Ingredientes
- 350g de arroz arbóreo ou carnaroli
(dê a preferência ao carnaróli)- 200ml de vinho branco seco
- 1 litro de caldo de legumes ou galinha
- 2 cebolas médias picadas
- 2 talos de aipo picados
- 4 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 70g de manteiga
- 90g de parmesão ralado
Modo de preparo
Refogue a cebola, alho e aipo no azeite e 1 colher de sopa da manteiga
até que a cebola esteja transparente. Adicione então o arroz e o mantenha
em movimento até que ele receba o dourado do azeite.Em seguida, será necessário muita paciência: hora de inserir os líquidos. Comece pelo vinho e só passe para o caldo quando o vinho estiver completamente absorvido pelo arroz. Insira então o caldo com uma concha, sempre esperando a absorção de uma para que a próxima seja colocada.
Quando faltar metade do caldo, é hora de colocar os complementos (caso não queira um risoto branco) – abaixo sigo com exemplos práticos de complementos. Feita essa adição, siga com o caldo até que sinta o ponto al dente. Nesse momento apague o fogo e adicione manteiga e parmesão. Seu risoto estará pronto para a mesa!
Sugestões de complementos
- Linguiça assada com cebola e azeite
Erva sugerida: erva-doce- Abóbora assada em barcas com pimentas e azeite.
Amassada em pasta com cream cheese/mascarpone
Erva sugerida: tomilho- Morango em lascas, refogue na cebola e manteiga
Substitua a manteiga deste por creme de leite
no momento final. Erva sugerida: alecrim- Limão: Faça um creme com leite, gema,
casca de limão ralado e o suco do limão
(funciona melhor com limão siciliano).- Aspargos em lascas, entra no refogado incial do arroz.
Pode ser acrescido de lascas da casca de limão.- Gorgonzola esmigalhado, acrescente junto ao parmesão e manteiga. Erva sugerida: salsa
- Alho: Asse a cabeça de alho com azeite.
Uma vez tenros, esprema-os para fora da casca e utilize em pasta. Erva sugerida: cebolinha
9 comentários
Ju
29 de setembro de 2010 at 1:57Esse risoto eu já provei e mais do que aprovo! A Fafú faz os melhores risotos do MUNDO!
Marcia
29 de setembro de 2010 at 16:34Meus ancestrais diziam quando comiam muito de algo que gostavam muito “Lavei a égua” . Eu fico com água na boca só de lembrar da delícia que é o risoto de abóbora, salivo lembrando da surpresa a cada garfada do risoto de morangos … Fora nos risotos, as águas vão rolar.
Ju
29 de setembro de 2010 at 18:32Nossa tive que ler o comment da minha mãe umas 3 vezes até fazer sentido, é poesia demais pra uma mulher só ;)
carla neves gonçalves
30 de setembro de 2010 at 1:38agora aprendi! tô adorando as associações do texto: banhos X risoto,pretinho básico X purê e cia, fundamental, fez sentido!! bjs.
Renata
30 de setembro de 2010 at 13:09As aulas de culinária que eu sempre sonhei em ter com Fafú! rsrs
Adorei este site!!! :D
Mariana
18 de outubro de 2010 at 16:55Fiz o risoto de gorgonzola e ficou maravilhoso. Ainda vou experimentar todos os outros… Parabéns pelo blog. Os textos, receitas e fotos são incríveis!!
Deh
22 de outubro de 2010 at 2:03Sim, parabéns pelo blog FaFú! Totalmente atual, hype e a sua cara! Posso dizer que já provei o Gulab, com direito a degustação internacional de Scott Howlett, o putanesca e uma sessão especial do Risoto para “moi”!” Superbe!”
Bisous!
Clara
27 de novembro de 2010 at 19:40Flávia, esta de parabéns!!!! o risoto é maravilhoso (:
beeijos
Ju Roe
30 de dezembro de 2010 at 23:21Fui premiada com um risoto de linguica dos deuses !!!!!!!! Amei o nosso jantar-estreia da Irmandade Ya Ya do C.. a 4 !!!! Te amo