Cinema & Tv

Os doces de Maria Antonieta

Um filme que acho visualmente incrível é Maria Antonieta, de Sofia Coppola, com Kirsten Dunst: figurino lindo e fotografia impecável. Uma coisa que não passa despercebida durante o filme é a alimentação da rainha francesa que inclui muitos bolos, tarteletes de morango e macarons – um de seus doces preferidos. Tudo sempre muito colorido e caprichado!

Foto: Natalia Valle

Há duas histórias sobre a origem do macaron. A primeira é que a receita, feita à base de farinha de amêndoas, clara de ovos e açúcar, é de origem italiana e foi levada para a França pelos chefs da corte da rainha Catarina de Médicis (1519 a 1589), que mantiveram o doce em segredo, somente atendendo à nobreza.

Já a outra versão diz que o macaron surgiu na França, criado pelas irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy, e depois se difundiu quando as congregações religiosas passaram a fazê-lo fora dos conventos.

Uma curiosidade é que nessa época o macaron não tinha recheio. Foi só no início do século XX que ele passou a ser recheado na Ladurée, em Paris. A pâtisserie acaba de lançar uma edição do doce em parceria com o estilista John Galliano, responsável também pelo design da embalagem. O macaron especial leva ingredientes como rosas e gengibre com aromas inspirados no novo perfume de Galliano, Parlez-moi d’Amour. Très chic!


Onde comprar macarons no Rio de Janeiro:

Le Vin Bistrô
www.levin.com.br

Aquim
www.aquimgastronomia.com.br

Beijo Carioca
www.beijocarioca.blogspot.com

Olivier Cozan Restaurante
www.oliviercozan.com.br



Na Cellophane você encontra uma versão da foto que ilustra este post, para decorar a casa.
Sabe onde vende macarons na sua cidade? Divide com a gente nos comentários!

You Might Also Like

Comente

Deixe um comentário