3 comentários
14 dez 10

Focaccia de mostarda

No último sábado fizemos um picnic no Parque Lage só para o meu aniversário não passar em branco, comemoração simples e agradável. Preparamos algumas dicas para quem está planejando um picnic e uma receita de pão caseiro sensacional para você fazer na ocasião!


Fotos: Natalia Valle

✿ Leve almofadas, cangas e repelente. Os insetos não perdoam e depois de 2h você não vai gostar de ficar sentado sem uma almofada. Passamos por um grupo que também fazia picnic com várias quadriculadas vermelha e branca, picniqueiros profissionais!

✿ Evite alimentos que derretam rápido ou perecíveis, como a maionese. Escolha comidas leves que possam ser consumidas com as mãos, mas nada impede que você leve talheres e pratos descartáveis. Só não esqueça do saco de lixo, deixe o local como você o encontrou: sem sujeira.

✿ As frutas mais indicadas são as pequenas e fáceis de descascar: morangos, uva sem caroço, banana e tangerina. As difíceis, leve descascadas e cortadas em um recipiente.

✿ Escolha comidas que possam ser consumidas frias: salada de macarrão, queijo, salgadinhos, sanduíches prontos, pães, bolos e docinhos para a sobremesa.




Focaccia de Mostarda

Ingredientes

  • 9g de fermento biológico fresco
  • ½ colher de chá de açúcar
  • ½ + 1 xícaras de água morna
  • ½ xícara de mostarda dijon
  • 3 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de azeite extra-virgem
  • 1 ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de vinagre



Modo de preparo

Dissolva o fermento em ½ xícara de água morna e reserve.

Em uma batedeira com o gancho, junte a farinha e 1 xícara de água morna, batendo até que forme uma massa homogênea. Descansar por 20 minutos.

Volte a massa para a batedeira, adicione a água fermentada, bata por 3 minutos, adicione o sal e vinagre e dijon e continue batendo por 20 minutos.

Unte um bowl e deixe a massa descansar nele por 3 horas em temperatura ambiente (o bowl deve ser maior que a massa pois ela vai dobrar de tamanho). Após esse tempo, dobre a massa sobre ela mesma 3 vezes (delicadamente, para que ela perca a maior quantidade de ar possível) e descanse por mais 3 horas.

Cubra uma superfície lisa com bastante farinha e estique a massa com as pontas dos dedos. Unte um tabuleiro e coloque a massa esticada sobre ele. Salpique sal grosso e alecrim, levando ao forno por cerca de 40 minutos.

Outras boas opções para salpicar sobre a foccacia:
Erva-doce, pimenta-do-reino, alho-poró, estragão.


3 comentários sobre “Focaccia de mostarda”

  1. Ahhh, Gustaf vai morrer com essa focaccia! Ele é doido por mostarda!
    A gente tá planejando um piquenique, mas agora só depois do natal e quando o calor dusinfernu melhorar. Obrigada pela dica do Parque Lage!
    Beijos!

    ResponderResponder

    Responder

  2. Putz. to louco pra fazer um picnic com meu moleque! Boas dicas, belo post! ;)

    ResponderResponder

    Responder

  3. Tá.. perguntinha básica: pq ninguém mostrou esse post pra gnt antes de fazermos o nosso picnic do Stellão?!?!?! Alguém? Alguém?…

    ResponderResponder

    Responder

Deixe seu comentário!