Arte

Mudança na paleta de tintas

A arte de brincar com a comida
Por Immanuela d’Oliveira

Quem nunca brincou com a comida? Juntar as letrinhas da sopa, compor uma paisagem com o prato, formar carinhas com o ketchup e a mostarda na pizza. Não foi isso que motivou o artista plástico Vik Muniz a criar, mas eu sempre penso nisso quando vejo suas obras.

Na verdade, a arte surgiu numa viagem ao Caribe, quando fotografou crianças sorridentes, filhas de trabalhadores dos canaviais. O que mais impressionou Vik foi o contraste entre a alegria das crianças e a dureza de seus pais. A diferença? O trabalho com a cana de açucar sugava a doçura dos pequenos durante seu crescimento. Contrastante, né? Foi assim que surgiu a série “Crianças de açucar”, super premiada e exposta pelo mundo inteiro.


Crianças de Açúcar | Pinturas de Chocolate

Daí, surgiu a série feita com chocolate (você sabia que uma das capas dos Tribalistas é obra dele?), a Monalisa de geléia e pasta de amendoim, o Frankestein de caviar, a medusa de macarrão a bolonhesa e tantas outras brincadeiras com comida.


Mona Lisa (Geléia e manteiga de amendoim)


Medusa Marinara

O filme “Lixo extraordinário”, uma co-produção brasileira e inglesa sobre um dos projetos de Vik, está concorrendo ao Oscar de Melhor Documentário. Pra quem ainda não viu, vale a pena conferir a história dos catadores de material reciclado transformados em obra de arte pelo artista paulistano, e como essa experiência mudou a vida de cada um deles. Genial! E é coisa nossa!




. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A Imma, amiga e leitora, me lembrou que ainda não havíamos falado sobre o trabalho maravilhoso do Vik Muniz aqui no blog. Ela trabalha na MPB FM (a rádio realizou um bate-papo com o artista plástico recentemente) e topou escrever este post para o Gulab. Dia 27 estaremos na torcida!

You Might Also Like

1 comentário

  • Reply
    Cissa
    8 de fevereiro de 2011 at 15:50

    Adorei essa comparação entre a brincadeira que fazemos desde a infância com a comida com a obra de Vik Muniz! Quem não viu o filme, certamente vai ficar ainda mais curioso depois desse post!! Vale muito assistir “Lixo extraordinário” e conhecer um pouco mais sobre o trabalho criativo e inusitado que o Vik faz!! E vamos torcer pelo merecido Oscar!! Parabéns, Imma!!!

  • Deixe um comentário