Cinema & Tv

Tortillas e Almodóvar

Sempre fui fã da comida espanhola, especialmente da famosa tortilla. Toda vez que penso neste prato, me lembro dos filmes de Almodóvar. Geralmente a comida espanhola tem papel importante em seus trabalhos. Lembro em especial de “Volver”, estrelado pela Penelope Cruz. Ela interpreta Raimunda, que em meio aos problemas familiares, decide abrir um restaurante improvisado para atender a uma equipe de filmagem que está na cidade. A personagem prepara pratos deliciosos, inclusive a tortilla, e a equipe devora tudo após as gravações!

Uma curiosidade: em vez de contratar um restaurante ou alguém do ramo para preparar as comidas que aparecem no filme, o diretor chamou suas duas irmãs para cozinhar os pratos autênticos de sua infância, vivida em La Mancha.

Não há uma história que conte exatamente como e quando a tortilla foi criada, mas se sabe que surgiu em Navarra, no norte da Espanha. O primeiro documento que cita o prato é de 1817, dirigido à corte, chamado “Memorial de la ratonera”. O documento fala sobre as condições miseráveis em que viviam os camponeses em comparação com os habitantes de Pamplona e Ribera. Há uma parte que diz que as mulheres sabiam preparar uma tortilla pesada e grande com poucos ovos, misturando batatas, pedaços de pão, entre outros ingredientes.

Uma coisa é certa: o prato já faz parte da história do país há séculos, não é a toa que se tornou um dos símbolos da Espanha.

You Might Also Like

1 comentário

  • Reply
    Manu Demonti
    24 de fevereiro de 2011 at 19:27

    Eu amo esse filme…Aliás amo todos do Almodovar!
    E adoro tortillas também…Deu até vontade!
    Beijoca

  • Deixe um comentário