Europa Letônia Viagem

Letônia: torta da família Dace

Fotos: Flavia Peroba

Dizem que o melhor da viagem não é o destino, mas o caminho que se percorre até chegar nele. Para mim, o melhor da viagem são as pessoas que conheço e as coisas que aprendo com elas. Minha passagem pela Letônia foi espetacular: coisas lindas, lugares fofos e pessoas incríveis. Fiquei em Riga (capital) na maior parte do tempo, mas foi em uma pequena cidade a 50 minutos de lá que passei uma das tardes mais agradáveis da viagem, com a família Dace.

Na casa da matriarca, com um jardim incrível, comendo maçã diretamente da macieira, falando inglês, português e ouvindo russo e letão, relaxei e aprendi que muitas vezes uma refeição incrível não está nos ingredientes complexos. Nosso almoço foi inesquecível e delicioso: carne de porco marinada no vinagre e grelhada, batatas cozidas, os tomates mais doces que já comi, pepino e uma torta de maçã que deveria ganhar prêmios.

Os demais pratos aconselho atravessarem o Atlântico, beirarem o mar báltico e experimentarem, mas a torta de maçã eu peguei a receita para vocês. Experimentem essa delícia e visitem a Letônia.


Torta de maçã Dace
por Vovó Dace


Ingredientes

  • 250g margarina
  • 250ml creme de leite fresco (A receita original exige creme azedo, que não temos no Brasil. Uma forma de substituí-lo é adicionar 1 colher de sobremesa de limão siciliano ao creme de leite e reservar por 30 minutos antes do uso)
  • 1,5 colher grande de açúcar
  • Canela
  • 750g de maçãs em pequenos cubos
  • Farinha suficiente para fazer a massa
    (Parar quando a massa não mais grudar)



Modo de preparo
Misture o creme de leite fresco, margarina e a farinha. Vai misturando e adicionando farinha até sentir a massa com elasticidade e sem ser tão grudenta.

Espalhe metade da massa sobre uma assadeira e leve para assar. Retire do forno e espalhe as maçãs sobre a massa. Salpique o açúcar e canela sobre as maçãs, coloque a outra metade da massa sobre as maçãs pincelando gema de ovo. Com a ponta de um garfo faça listras sobre a massa. Leve para assar até dourar.

You Might Also Like

3 comentários

  • Reply
    Luana
    17 de maio de 2011 at 21:32

    Adooooooro torta de maçã e adoro receita de vó!!!!Fiquei com muita água na boca!!!

  • Reply
    Marcia
    19 de maio de 2011 at 17:37

    Esta torta é deliciosa. Fiquei surpresa com a quantidade de açúcar. Realmente a amizade aquece e adoça a existência. Nunca comi um tomate ecumênico pepino mais doce em minha vida. Esta linguagem é universal.

  • Reply
    Marcia
    19 de maio de 2011 at 17:40

    Não sei como apareceu aquele ecumêenico acima, coisas do IPAD, mas cabe perfeitamente.

  • Deixe um comentário