
Foto: Natalia Valle
Já comentei aqui que quando gosto de alguma comida, tenho a mania de tentar fazê-la. Normalmente é fácil, apesar da minha nunca ficar igual a original. Porém, este ketchup caseiro chegou bem perto. A primeira vez que entrei em contato com ele foi em Curitiba, no restaurante Madero – uma casa de hamburguers.
Adorei a idéia dele ser feito lá mesmo, afinal um bom acompanhamento para o carro chefe da casa tem que ser feito no restaurante. Desde então não parei de pensar em fazer o meu próprio ketchup. Após duas tentativas, e muita pesquisa sobre como fazer, cheguei à esta receita deliciosa.
Ketchup caseiro
Ingredientes
- 1 lata de tomate pelati
- 1 lata de extrato de tomate
- 2 tomates em cubos grosseiros
- 2 cebolas em cubos grosseiros
- 1 pimentão vermelho em cubos grosseiros
- ½ xicara de vinagre
- 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
- Sal e pimenta-do-reino
- 1 canela em pau
- ¼ colher de chá de noz moscada moída
- ½ colher de chá de erva doce
- 7 cravos-da-índia
Modo de Preparo
Em um coador de café (ou um sachê de chá), junte a canela, noz moscada, erva doce e cravo.
Amarre bem para que não saia nenhum tempero saia do saquinho (barbante de cozinha, linha).Em uma panela grande, junte todos os ingredientes e cozinhe por 30 minutos.
Adicione, então, os temperos amarrados e cozinhe por mais 30 minutos.Retire os temperos e processe.
(A forma mais simples é o uso de um mixer manual, processando tudo dentro da panela).Coloque dentro de um pote de vidro higienizado
(conserva durante mais tempo) e leve a geladeira.
Lembre-se de que sem conservantes a validade é muito mais curta.
9 comentários
jg
21 de novembro de 2011 at 21:27Sou muito viciado em ketchup quero muito provar esse
Biessa
30 de julho de 2013 at 20:02Eu fiz e amei
roberta
3 de junho de 2014 at 22:02fiz e achei que ficou muito gosto de pimentão, apagando o gosto das especiarias. ficou mais pra molho do que pra ketchup no meu caso.
Flavia
17 de julho de 2014 at 14:41Oi Roberta!
Fizemos a receita algumas vezes e não ficou este gosto predominante de pimentão não. Talvez a gente tenha usado um menor que você, já que varia bastante de tamanho. O que recomendamos é diminuir a quantidade do pimentão, não irá afetar muito em termos de textura.
Mariela
16 de março de 2015 at 18:25Fiz e todos amaram! Essa semana vou fazer de novo! Obrigada pela receita!
Henrique
10 de janeiro de 2016 at 20:35Olá,
Obrigado pela receita. Gostaria de uma dica, não tenho ideia de quanto tempo posso considerar a validade. Pode me ajudar?
Flavia
17 de janeiro de 2016 at 12:45Oi Henrique, a validade vai variar já que é um produto sem conservantes. Mas uma média seria 2 semanas, contanto que você guarde na geladeira em pote bem fechado (de preferência aqueles com borracha na tampa).
Fabio Ferrarezi
9 de junho de 2020 at 14:48Ótima receita, qual o rendimento dessa receita?
Natalia
11 de junho de 2020 at 15:03Que bom que gostou, Fabio.
Infelizmente essa receita tem quase dez anos e na época a gente não colocava o rendimento no post (hoje em dia colocamos). Então não lembramos exatamente o rendimento desta receita, mas pelos ingredientes acreditamos que seria algo em torno de 600ml.