Brasil Eventos Paraty Viagem

Paraty: Festival da Pinga

Fotos: JG

Quem já esteve em Paraty sabe que o local é apaixonante por si só: cidade com um centro histórico preservado de casarões coloniais, ruas de pedras e paralelepípedos, banhada pelo oceano e dois rios, um lugar com charme único que é destino turístico principalmente de cariocas e paulistas que lotam os diversos restaurantes e bares.

Além da FLIP (festival literário) e do Paraty em Foco (festival de fotografia), a cidade recebe anualmente outro evento, um festival para quem é fã de gastronomia e principalmente de bebida. O Festival da Pinga de Paraty transforma a cidade em um local lotado de turistas atrás de festa e muita cachaça.

Na principal praça da cidade ocorrem shows durante todo o fim de semana, e por lá são montados vários stands dos maiores alambiques da cidade. Desta maneira você tem a oportunidade de comprar uma dose de cada um dos tipos produzidos por eles, decidir a sua preferida e onde vai investir em uma garrafa. Alguns dos famosos alambiques presentes no festival são o Coqueiro, Murycana e Paratiana.

Os tipos que mais gostamos foram:

Cachaça Pinga Pura
Daquelas com o líquido bem claro, chamado também de branquinha. Sugestão para os mais corajosos: já que o gosto é mais forte do que as demais, é perfeita para esquentar do frio de Paraty durante o festival.

Cachaça Caramelada
Esta é o meu destaque no festival, principalmente a Paratiana. É uma aguardente composta com melado de caldo de cana e canela, docinha e mais leve que a branca.

Cachaça de Banana
Uma pinga diferente com infusão de banana.
Vale a pena provar, e para os mais curiosos também há a opção de abacaxi.

+ www.festivaldapingadeparaty.com.br

You Might Also Like

Comente

Deixe um comentário