Brasil Paraty Viagem

Paraty: Banana da Terra

Fotos: Natalia Valle

Já contei aqui no blog que adoro Paraty e os festivais que a cidade abriga, e desde a primeira vez em que estive lá ouvia muito falar sobre o elogiado Banana da Terra. Apesar de frequentar outros restaurantes da cidade, por acidentes do destino, ainda não tinha ido conhecer este – um grande erro que foi consertado neste verão. A casa é especializada em comida caiçara mas todos os pratos possuem uma leitura extremamente moderna, utilizando ingredientes diferentes do que estamos acostumados para esta culinária.

A carta de vinhos é ótima, uma seleção não muito extensa porém objetiva e variada. Iniciamos com a entrada de Bolinhos de queijo defumado com paçoca de banana com bacon e geleia de pimenta. Destaque aqui para a geleia, apimentada na medida certa e muito adocicada combinando perfeitamente com os bolinhos salgados. O restaurante é tão gostoso que voltamos várias vezes.

Os pratos principais que provamos e recomendamos são: Costela de cordeiro com pimenta e raspas de limão com purê de cará, Camarões ao creme fresco e vinho do Porto com arroz de castanha de caju, Arroz negro com camarões flambados na cachaça Paratiana e Coxa e sobrecoxa de pato com ravióli de queijo com banana. O arroz negro além de adicionar beleza ao prato, estava ótimo. E o ravióli de queijo com banana era o que esperava desse restaurante: combinação de ingredientes e ponto perfeito.

Para fechar, escolhemos as sobremesas pela descrição: Banana ouro cozida em açúcar e canela, paçoca de amendoim e sorvete de doce de leite e Cubinhos de torta de chocolate, sorvete cremoso de chocolate e purê de frutas vermelhas. Literalmente de raspar o prato e rezar para um dia voltar e comer novamente. Com certeza o local é o melhor restaurante que estive em Paraty.

A dica é chegar cedo e ser paciente pois sempre está lotado e infelizmente a casa não faz reservas. Por ser um restaurante de qualidade indiscutível, paga-se mais caro por isso, mas é impossível se arrepender da experiência.

Banana da Terra
Rua Dr. Samuel Costa, 198
Paraty – RJ
restaurantebananadaterra.com.br

You Might Also Like

1 comentário

  • Reply
    Flavia
    14 de março de 2012 at 11:19

    Ai , estou super curiosa para saber qual é a desse ravioli de banana e queijo. Nossa, testar em casa ou passear em paraty?

  • Deixe um comentário