Cinema & Tv

Sem critérios, sem reservas

Uma tradicional cantina mexicana onde você não paga pela comida enquanto estiver bebendo. Quanto mais come, mais comida recebe. Enquanto isso, trovadores vestindo trajes típicos cantam serenatas sobre amor e perda. Não, não estamos assistindo um episódio de Maria do Bairro. Esse é apenas um trecho do delicioso programa do chef e guru Anthony Bourdain, Sem Reservas.

Conhecido como um dos mais sarcásticos juizes à agraciar o painel do Top Chef, Bourdain comanda um programa que mistura gastronomia e viagem de maneira que foge a todos os clichês do gênero. Longe estão os famosos merchandising e arrogância gastronômica, tão comuns a este formato. O título do programa já avisa: são lugares comuns que não necessitam de reservas, e o próprio show não faz reservas quanto ao tipo de lugar visitado.

Com um espírito meio Jack Kerouac, viajamos por estradas empoeiradas aprendendo sobre culturas, conhecendo pontos pouco turísticos e provando o que existe de mais tradicional da culinária local. Aprendi, por exemplo, que a culinária mexicana não é muito baseada em carne bovina e sim em frango ou carne de porco. Também fiquei sabendo que um lutador mexicano de Lucha Libre, ao ser derrotado, perde permanentemente sua máscara.

Nada de prato gourmet. Vemos quitutes como carne de porco crua e quesadillas feitas por um ambulante local. Pulamos de cidade em cidade, país a país. Um dia, café com bacon servido em São Francisco. No outro, uma pescaria usando patos para caçar os peixes na China.

Através de seus olhos e comentários sarcásticos, vemos tudo que existe de mais único e insólito em diversos países. Sem Reservas passa no Brasil, no canal TLC (Travel and Living Channel).

You Might Also Like

Comente

Deixe um comentário