Calorias reduzidas Prato Principal Receitas Vegetariana

Canelone de couve-flor com brócolis


Foto: Natalia Valle

Meu mantra de toda segunda-feira desde que me conheço por gente é 1, 2, 3 dieta outra vez. Tiro dessas palavras as forças necessárias para não voltar aos risotos do domingo, sanduíches com queijo da sexta e chocolates do sábado. Busco inspiração para receitas mais lights para que a dieta comece outra vez, mas saborosamente. A receita de hoje surgiu enquanto assistia à um programa de culinária que ensinava um delicioso canelone de creme de gorgonzola com presunto em plena segunda-feira. Resolvi então que faria um canelone maravilhoso como aquele, mas com ingredientes adequados para quem está de dieta.


Canelone de couve-flor com brócolis



    Ingredientes

  • 8 folhas de repolho levemente fervidas
  • 1 couve-flor
  • 1 brócolis americano
  • 1 cebola roxa picada
  • 2 alhos poró picados
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de chá de azeite
  • 2 xícaras de molho de tomate



Modo de preparo

Cozinhe em caldo de legumes, separadamente, a couve-flor e o brócolis, com cuidado para não passar do ponto e ficar com uma pasta molenga de legumes. Depois de cozidos, pique-os finamente com a faca.

À parte, refogue em azeite a cebola, o alho poró e o alho até que estejam bem transparentes. Cuidado: quando se usa menos gordura no refogado, aumentam as chances de queimar. O segredo aqui é mexer constantemente em fogo baixo, e se ficar muito seco, pingar um pouco de água.

Quando o refogado estiver transparente, adicione o brócolis e couve-flor, mexendo e testando o sal. Se for necessário, adicione mais sal (mas prove antes, o caldo de legumes já tem sal adicionado). Quando estiverem bem macios e misturados (aproximadamente 5 minutos em fogo baixo), apague o fogo e espere esfriar um pouco.

À parte, abra as folhas de repolho e recheie com a mistura de couve-flor e brócolis, enrolando-os sobre si mesmos (é necessário o uso das primeiras folhas do repolho, as maiores). Tranfira os repolhos já enrolados para uma travessa e regue com o molho de tomate. Salpique a ricota sobre o molho e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo.

You Might Also Like

2 comentários

  • Reply
    Marlon
    26 de agosto de 2013 at 12:33

    Olá! Tudo bem? Adorei a receita, mas estou com uma dúvida…

    Pra preparar o recheio, como eu faço pra deixar o brócolis e a couve-flor como uma pasta, cozinhando apenas com água e caldo de legumes? Obrigado desde já!

    Abraço!

    • Reply
      Flavia
      29 de agosto de 2013 at 14:39

      Oi, Marlon! É isso mesmo, basta cozinhá-los e depois picá-los. São legumes que amolecem fácil, então cozidos e picados são o suficiente para formar uma espécie de pasta.

    Deixe um comentário