
Foto: Natalia Valle
Tem uma combinação que acho quase divina: o riso com o choro. Se alguém é capaz de me fazer rir a ponto de chorar, me conquista. Se um filme me faz rir e chorar, é de uma diversidade temática que merece minha atenção. E se uma comida me traz a sensação de alegria e lágrimas fico igualmente satisfeita.
A cebola enquanto ingrediente é um conquistador tanto de riso quanto de choro. Cortá-la pode resultar em lágrimas, mesmo que de crocodilo. Ao saboreá-la, você vai sorrir de alegria com as camadas deliciosas. Esta cebola caramelizada, em especial, é o motivo de lágrimas na produção e sorrisos na degustação.
Recomendo gargalhar até chorar sempre que possível!
Cebola caramelizada
Ingredientes
- 500g de cebolas pequenas descascadas e inteiras
(aquelas bem miúdas, ou chalottes)- 1/2 xícara de mel
- 1/2 xícara de caldo de legumes concentrado
(pode ser usado o caldo em gel, 1 cubinho.
ou se quiser diluir o cubinho em pó, deixe ferver um pouco para uma redução)- 200g de manteiga
- 1 ramo de alecrim (ou a erva que melhor se adequar ao prato que for acompanhar)
Modo de preparoDerreta a manteiga junto com o alecrim. Quando ela estiver derretida, adicione a cebola e refogue em fogo baixo por 2 minutos. Adicionando, então, o caldo de legumes.
Deixe cozinhando no caldo até que ela esteja bem amolecida. A camada mais externa provavelmente se soltará, mas para que não aconteça mais do que o desejado, não fique mexendo muito e não utilize colher. Quando for necessário, mexa a panela inteira. Quando a cebola estiver completamente macia, apague o fogo e adicione o mel.
É um ótimo acompanhamento para carnes bem apimentadas e assados com sabor acentuado. Nós utilizamos ela com o cordeiro apimentado e cuscus marroquino.
A combinação ficou excelente.

Receita publicada originalmente no Tanlup,
onde o Gulab colabora na seção “Na Cozinha”.
Comente