Variedades

Colorindo a refeição

Fotos: Natalia Valle

Nos estudos sobre alimentação, a cromoterapia alimentar é apontada como um veículo importante para a saúde. Acredita-se que as cores, aos serem ingeridas, possuem um grande poder energizante para uma vida melhor.

Vermelho
Está ligada ao coração e à circulação sanguínea. Alimentos bons para a memória e ricos em proteínas e minerais. Entre eles o tomate, maçã, morango, cereja, carne, pimentão, melancia e acerola.


Carne de forno com salada de tomates | Tomate recheado com creme de espinafre | Muffins com morango


Laranja
Abrange toda a região abdominal. Entre os alimentos temos as frutas cítricas, ricas em vitamina C, que devem estar na alimentação diariamente: laranja, cenoura, tangerina, damasco, pêssego.


Frango com cenoura | Camarão apimentado | Brownie de abóbora com medalhão em pesto de tomate


Amarelo
É antioxidante, aumenta a imunidade, fortalece as unhas. Está ligada ao baço, regulariza os órgãos da região abdominal. Rica em zinco, fósforo e vitaminas, é a cor mais completa entre os alimentos.


Tamales | Batata recheada com gorgonzola | Banana recheada com carne


Verde
É a cor que fortalece o fígado, ossos e dentes. São alimentos que auxiliam no crescimento e na produção de glóbulos vermelhos. É encontrada em alimentos que correspondem geralmente aos vegetais como folhas verdes.


Salada de batata doce | Sanduíche de Abobrinha | Saltimboca com couve-flor


Roxo
Acalma o sistema nervoso, auxilia na renovação das células retardando o envelhecimento. São alimentos que purificam o sangue e proporcionam ao organismo o ferro, cálcio e potássio mantendo a saúde da pele e rins.


Sanduíche de nozes com ameixa | Linguiça acebolada | Azeitonas marinadas


Branco
Está ligada aos pulmões, são alimentos que auxiliam no metabolismo energético e previnem a formação de coágulos. Ricos em proteínas, cálcio e fósforo como leite, coco, queijos, iogurtes, carnes brancas, nabo, ovos.


Sorvete de caipirinha | Cheesecake de chocolate branco | Mousse de ameixa


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