Aqui no Brasil todo mundo é alguma coisa de português: filho, neto, sobrinho…mas eu sou mesmo é fã de português. Eita, comida mais gostosa daquela terra! Estive em Portugal no ano passado e, em 2 dias, devo ter feito 10 refeições, todas maravilhosas. A que mais dá saudade é a Sardinha de Escabeche.

Foto: Marcia Peroba
Logo sardinhas, tão mal faladas na nossa terra e sempre relacionadas com ausência de capacidade financeira, comida de quem não tem para o linguado. Pois a partir deste prato, perdi o preconceito e coloquei sardinha no topo da minha lista de peixes (na frente até do querido salmão). E para ajudar outros conterrâneos a largarem o preconceito, reproduzi essa maravilha. Fui apresentada à este prato como aperitivo, servido com algumas torradas, mas ele pode ser feito como prato principal acompanhando uma bela farofa de dendê e arroz branco.
Sardinha escabeche
Ingredientes
- 8 sardinhas médias limpas
(não comprem aquelas miúdas,
porque as espinhas se perdem nela)- 4 cebolas roxas em tiras
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- 8 dentes de alho fatiados
- 1 lata de tomate pelati em cubos
- 1/2 pimentão vermelho em tiras
- 1/2 pimentão verde em tiras
- 3 xícaras de azeite de boa qualidade
- 2 xícaras de vinho branco
- 2 colheres de sopa de vinagre de uva verde
Modo de preparoCubra o fundo de uma assadeira com as cebolas e coloque as sardinhas sobre elas. Sobre as sardinhas, coloque os pimentões e mais algumas rodelas de cebola, os dentes de alho, e o tomate pelati (com o suco de tomate que vem na lata). Salpique sal à gosto, regue com uma mistura do azeite, vinho e vinagre.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Retire o papel alumínio, adicione a salsa e cebolinha e volte ao forno por mais 20 minutos.
Comente