Recentemente a Vapza nos enviou alguns produtos, e decidimos fazer um almoço para experimentá-los juntos. Não conhecíamos a marca e achamos que a praticidade que ela oferece vale a pena. Não só pelo alimento já vir cozido e estar pronto para o consumo, mas também por ter embalagem longa vida, dispensando refrigeração.
Os alimentos são cozidos a vapor, não perdendo tantas vitaminas, e a marca garante não ter conservantes, são produtos naturais. Um ponto negativo é que devido a necessidade de aquecimento extra para servir, os alimentos podem ficar excessivamente cozidos, às vezes um ponto além do desejado. Entre os nossos favoritos, ficaram:

Fotos: Natalia Valle
Mandioca: Geralmente é difícil saber a qualidade da mandioca antes do seu cozimento, mas as da Vapza já são selecionadas e de boa qualidade. São cozidas com bom nível de sal, sem precisar usar panela de pressão.
Batata Baroa: Boa opção para quem está com pressa. Vem pronta para o consumo, ou pode ser facilmente transformada em purê. Diria que o ponto de cozimento passa um pouco do desejado para comê-la pura.
Feijão Fradinho: Vem conservado na água do cozimento mas em pouca quantidade, já que é cozido a vapor. Recomendo usá-lo em sopas e saladas em vez de fazer um feijão fradinho com pouco caldo. É uma ótima opção para este fim, não é excessivamente salgado ou mole.
Carne Desfiada: Vem embalada a vácuo junto com o caldo do seu cozimento. Ganha pela praticidade, já que a dessalga e cozimento de uma carne seca é algo trabalhoso. Usei em uma receita onde adicionei o caldo e foi suficiente em termos de sal, mas se pegar a carne sem o caldo, ela ficará um pouco sem sabor.
Aproveitamos para dividir com vocês a receita que fizemos, e que mais agradou no almoço:

Escondidinho de carne seca com aipim
Ingredientes do recheio de carne
- 400g de carne seca dessalgada e desfiada
(1 caixa de carne bovina curada desfiada Vapza)- 2 cebolas em tiras finas
- 1/3 xícara de azeite
- 1 lata de tomate pelati em cubos
- 4 colheres de sopa de salsinha picada
- pimenta
Modo de preparo
Aqueça o azeite em uma frigideira larga e refogue a cebola.
Quando ela estiver transparente, adicione a carne sem o caldo que vem na embalagem.
Mexa bem para que a carne doure levemente.
Adicione então, o caldo da embalagem, tomate e a pimenta.Deixe cozinhando em fogo baixo mexendo sempre, até que se forme quase um creme com o caldo da carne e suco do tomate evaporados. Quando estiver este creme, apague o fogo e adicione a salsa. Reserve.
Ingredientes do creme de aipim
- 500g de aipim cozido com sal
(1 caixa de mandioca Vazpa)- 50g de manteiga
- 100ml de caldo de legumes
- 50ml de leite/creme de leite
Modo de preparo
Fure a embalagem interna e leve ao micro-ondas por 5 minutos
(ou aqueça em uma panela diretamente com o caldo de legumes).Em um processador ou liquidificador, bata todos os ingredientes.
Em um refratário que possa ir à mesa, coloque a carne no fundo e cubra com o creme de aipim.Se quiser pode adicionar parmesão ou catupiry por cima (eu não adiciono nada, porém muitas pessoas gostam do sabor do queijo no creme de aipim) e leve ao forno por 20 minutos.
2 comentários
André
2 de maio de 2012 at 10:36Experimentei esse escondidinho. Delicioso! Comi 3 potinhos!
Adriana
8 de abril de 2016 at 10:07Obgda pela receita. Comprei essa carne seca, vou tentar fazer a receita este fim de semana.