Gulab Receitas Sobremesas Tortas & Bolos

Brownie de chocolate

Fotos: Flavia Peroba

Ano passado a Operação Sorriso veio com um programa de cirurgias para o Rio de Janeiro, e isso permitiu que nosso arraial fosse ainda mais alegre. A felicidade de ajudar foi tão grande, que esse ano resolvemos animar mais um evento: Chá da Alice. Para comemorar a vinda da minha sobrinha Alice, reunimos amigos em um chá da tarde no tema Alice no País das maravilhas. Afinal, nada mais apropriado.

Com xícaras pela casa, baralhos pendurados e bolas, festejamos à moda do Gulab: com alegria, muita comida e solidariedade. No lugar de fraldas para a Alice, foram pedidos doações para a Operação Sorriso. O pessoal se animou, e mais uma vez, lotamos a mesa de doações e um salão de sorrisos.

As comidas servidas durante o chá foram muitas, mas a que mais fez sucesso foi meu famoso brownie, que divido a receita com vocês hoje (não existe nada de mais fácil na cozinha):


Brownie de chocolate



    Ingredientes

  • 200g de manteiga
  • 180g de chocolate meio amargo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo



Modo de preparo

Derreta o chocolate com a manteiga (eu faço isso no microondas, 2 minutos em um pote de plástico alto, mas pode ser feito em banho maria no fogo). Junte, então, o açúcar e mexa bem (em parte para misturar o açúcar, em parte para descer um pouco a temperatura). Adicione os ovos, um de cada vez, e a farinha de trigo, mexendo para criar uma massa homogênea.

Geralmente faço em quentinhas de alumínio, assim facilita para aquecer na hora de servir. Decoro a tampa, e se sobrar, quem quiser pode levar para casa (mas geralmente não sobra). Se for usar quentinha, basta colocar a massa dentro e levar para assar. Se for assar em tabuleiro, ele deve ser untado e enfarinhado, colocar a massa e levar para assar.

Aviso: não assa rápido. O tempo de forno vai variar de acordo com o tamanho do tabuleiro, mas pode se basear no palito. Entrou e voltou sem estar sujo, tire do forno. O ideal é que o brownie não fique completamente assado, para que fique super macio por dentro.

You Might Also Like

3 comentários

  • Reply
    isadora adler
    4 de junho de 2012 at 22:05

    eu simplesmente amoooooooo brownie!

    amei a iniciativa!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

  • Reply
    Gulab » Blog Archive » Brownieria
    18 de janeiro de 2013 at 10:25

    […] os brownies que já comi em cafés é sem dúvida o melhor. Ainda que eu prefira o que eu faço em casa, o deles não fica muito atrás e continuo voltando à este canto de um shopping que eu sequer […]

  • Reply
    Leandro
    13 de fevereiro de 2016 at 21:30

    Adoro brownie muito bom e o que a Flávia faz é maravilhoso …

  • Deixe um comentário