Aperitivos Arroz & Feijão Entrada Receitas Vegetariana

Bolinho de arroz

Fotos: Flavia Peroba

Hoje é dia de parabenizar todas as avós do mundo, agradecer o carinho, amor, e as receitas passadas para filhos e netos. Ano passado, a homenagem foi a partir da minha avó com o Sorvete Espera Marido. Este ano, a receita é da Dona Mercedes, avó de uma grande amiga. Na verdade ela já é bisavó, mas para mim sempre será a “Vó da Lulu”, aquela que aquece o coração dos netos com carinho e o estômago com pratos deliciosos.

Ela nos permitiu entrar em sua cozinha, fuxicar sua receita e participar de um momento super legal, onde 3 gerações se encontraram para fazer os bolinhos de arroz mais deliciosos do mundo. A receita teve que ser medida na hora, porque ela sempre fez no olho. Ela deixou bem claro que esta é uma receita tradicional, mas que pode ser modificada para ser bolinho de vagem, de berinjela, adicionar queijo minas, etc.

Na minha tentativa vou testar adicionando salsinha, orégano, tomilho e servir com molho de queijo e azeite aromatizado de alho. Recomendo a tradicional e tantas variações quanto conseguirem pensar.

Atenção: Dona Mercedes tem 3 filhos, 9 netos e 3 bisnetos, o que significa porção grande – a receita rende cerca de 40 bolinhos de arroz. Feliz dia das avós para todas as vovós!


Bolinho de arroz



    Ingredientes

  • 3 xícaras de arroz
  • 4 dentes de alho espremidos
  • 2 ovos inteiros
  • 1 gema
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 150g de parmesão ralado
  • 2 ½ xícaras de leite
  • 1 colher de chá de sal



Modo de preparo

Cozinhe o arroz normalmente, refogando e em água e sal. A Dona Mercedes faz normalmente para aproveitar arroz que sobra. Se você também for usar arroz já frio, lembre de desfazer as bolotas de arroz unido.

Junte todos os ingredientes, sendo leite por último, e adicionado aos poucos até que consiga o ponto (não deve ser uma massa grossa, mas uma espécie de mingau com arroz). Depois de juntar todos os ingredientes, prove o sal e o acerte em seguida (como o parmesão pode já ser bastante salgado, o ideal é colocar o sal aos poucos e somente nesta etapa, se necessário, e quanto necessário).

Em uma frigideira alta e larga, coloque cerca de 2 dedos de óleo, 1 dente de alho com casca (para aromatizar e evitar que o óleo queime) e aqueça bem. Forme os bolinhos com o auxílio de uma colher.

You Might Also Like

1 comentário

  • Reply
    Vanessa
    27 de julho de 2012 at 18:13

    Que delicinha, eu adoro bolinhos fritos. Pena que nenhuma das minhas avós eram assim apegadas a comida. Isso me traumatizou bastante hehe Mas enfim, comidinha de vó deve ser uma delícia mesmo.

  • Deixe um comentário