Brasil Rio de Janeiro Viagem

Rio: Bira

Fotos: Natalia Valle

Há 20 anos atrás existia uma restaurante de peixe que estava super na moda: Tia Palmira. E como amantes de uma boa moqueca, minha família era cliente frequente. Um dia, diante de uma enorme fila, meu pai perguntou ao garçom se ele não recomendava outro restaurante pelas redondezas. Afinal, criança faminta esperando comida não é criança feliz. Ele sugeriu então o restaurante comandado pelo filho da tia Palmira, o Bira, e garantiu que seria uma experiência maravilhosa. Chegando lá, logo vimos que aquele deveria ser o mais próximo que um restaurante é capaz de chegar do paraíso:

Vista incrível para a baía da Marambaia, garçons fofos e atenciosos e a melhor moqueca, com o peixe mais fresco. Na época, se chegássemos por volta de 12h, era possível ver o próprio Bira chegando em um barquinho com os peixes que seriam preparados. Além de cozinheiro, ele é pescador amador.

Existe visão melhor do mundo do que um mar azul, ilhas verdes, peixes frescos e aroma de coentro servidos por um sorriso encantador? Depois desse dia, virou hábito mensal irmos no Bira. Fosse por um pastel de camarão e siri com caipirinha, ou uma longa tarde com camarão com catupiry e moqueca de robalo com camarão servida com farofa de dendê e arroz soltinho. Sem dúvida, ainda é um dos melhores lugares no Rio para comer peixe.

uma foto nossa já que quase não aparecemos por aqui, papeando e esperando os pratos

Recentemente voltamos lá com o olhar do Gulab e, apesar de algumas mudanças, ainda me senti entrando no paraíso: o restaurante está com 3 vezes o número de mesas, o Bira saiu da cozinha, o bar aumentou, e a piscina onde passei muitas tardes brincando de equilibrista está vazia sem as vitórias régias. Mas a vista continua maravilhosa, a companhia dos micos é constante, a moqueca ainda é divina e o Marcelo (que trabalha lá desde 1991, e me atende desde 1994) continua o melhor garçon do Rio de Janeiro.

O preço é alto, mas vale o investimento.
O lugar é longe, mas vale a viagem.
A comida é muita, mas eles tem quentinha.

Restaurante do Bira
Caminho da Vendinha, 68
Guaratiba,  Rio de Janeiro

You Might Also Like

1 comentário

  • Reply
    Vanessa
    2 de agosto de 2012 at 15:50

    Gente, o lugar deve ser lindo mesmo. Adoro comida que aconchega. E quando a gente encontra um cantinho especial desses é difícil de largar mesmo. Adorei as fotos.

  • Deixe um comentário