Aperitivos Entrada Pães Receitas

Bruschetta para churrasco

Foto: Flavia Peroba

Churrasco é um dos programas mais sociais que temos nesse país. Para fazer um, você precisa de um bom número de interessados e isso transforma a refeição em um acontecimento. Talvez por isso ele seja tão querido por quem gosta de um evento e, sendo eu um membro militante da brasilidade, também adoro “queimar uma carne”. Como não sou tão fã de carne, acabo me concentrando nos carboidratos, o que resulta em maionese temperada, arroz com pesto de salsa, e a última invenção: bruscheta para churrasco, assada na churrasqueira. Mesmo que você frequente churrascos pela carne, recomendo de acompanhamento esta bruscheta.


Bruschetta para churrasco



    Ingredientes

  • 10g de fermento biológico fresco
  • 3 xícaras de água morna
  • 1 colher de sopa de sal
  • 2 xícaras de farinha especial
  • 5 xícaras de farinha de trigo comum (Essa quantidade vai variar. Coloquem 4 e se sentir a necessidade de mais, adicione a quinta aos poucos)



Modo de Preparo

Em uma batedeira com um gancho misture o fermento, 1 xícara de água morna, açúcar e a farinha especial. Misture e espere 10 minutos para o fermento agir.

Adicione, então, o restante dos ingredientes e bata a massa por aproximadamente 12 minutos em velocidade baixa. Se após esse tempo a massa não estiver muito elástica, adicione um pouco de água. Se ela estiver muito líquida, adicione mais farinha e bata mais alguns minutos para os ingredientes que forem adicionados sejam incorporados.

Cubra essa massa com pvc e espere que ela cresça, cerca de 40 minutos.

Depois corte a massa em 4 partes (trabalhando o menos possível ela, quanto mais você trabalhar depois que o fermento agir, menos ar vai ter na massa, e mais duro vai ficar o pão). Molde o pão da forma que quiser e leve ao forno médio até ficar douradinho.

Uma dica que me passaram para assar um bom pão é colocar uma vasilha de água fervendo no andar abaixo do pão para que ele fique umidecido (se você tiver forno combinado de padeiro, não precisa).

Ingredientes da bruscheta

  • 4 pães recém assados
  • ½ xícara de azeite aromatizado
  • 1 ramo de alecrim picado
  • Pimenta-do-reino
  • Flor de sal



Modo de Preparo

Corte os pães em fatias não muito finas e pincele o azeite em ambos os lados, salpicando o alecrim, pimenta e flor de sal somente em um lado. Coloque eles em uma grelha e leve para a churrasqueira. Quando estiverem douradinhos, vire e doure o outro lado.

Se tiver assado alguma carne com gordura antes, também pode substituir o azeite esfregando a gordura pré-assada no pão.

Uma dica que tenho é de pai para filha, de blogueira para leitores: para deixar os vizinhos com inveja do seu churrasco, coloque alguns pedaços da gordura da picanha diretamente no carvão. O cheiro que vai levantar junto com a fumaça e vai atrair pessoas à kilometros de distância além de dar um sabor especial ao seu pão.

You Might Also Like

1 comentário

  • Reply
    Luana
    28 de agosto de 2012 at 21:29

    Nham! Com direito a pão caseiro!!

  • Deixe um comentário