Variedades

Comidas, viagens e curiosidades

Já reparou que muitos estereótipos culturais são associados a comida? O italiano e sua massa, o francês e sua baguete, o chinês com seus pauzinhos, e por aí vai. Isso acontece porque a gastronomia é parte intrínseca da cultura. Cada povo é capaz de gerar receitas completamente distintas com o mesmo ingrediente, levando em consideração o seu espaço e os elementos que o permeiam. Como vocês sabem, nós adoramos viajar. Eis algumas das experiências gastronômicas e lugares que ainda queremos conhecer e experimentar:

Egito: visitar o berço da cerveja


No antigo Egito, a cerveja foi inventada como um tipo de “vinho dos pobres”. Contudo, ela caiu no gosto do povo. Existem relatos que até faraós a apreciavam. Aqui no blog já falamos sobre como fazer cerveja caseira e estamos preparando novos posts com quem entende do assunto.

Líbano: descobrir o nascimento do azeite


É difícil achar exatamente o berço dessa delícia, mas de acordo com a Bíblia, havia comércio de azeite entre os negociantes da cidade de Tiro, atual Líbano. Sabemos também que na Grécia antiga e Roma, o azeite já era um artigo de uso diário, ou seja, estamos falando de algo que existe desde tempos imemoriais.

Veja nossas dicas para a aromatização de azeite.

Oriente médio: saborear um macarrão milenar


Por muito tempo se discutiu sobre qual povo teria inventado o spaghetti e as massas em geral: os chineses, os árabes ou os italianos. A origem, até recentemente admitida, era a árabe na forma do spaghetti seco. Que tal provar esse Spaguettini de Chèvre, que foi nossa dica no dia do Macarrão?

México: comer um delicioso chocolate


O cacau tem sua origem nas civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos descobrimentos, foi levado para a Europa, onde popularizou-se, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, como o clima europeu não permite seu plantio, ele continua sendo produzido em países com climas tropicais. Aqui no blog não faltam opções achocolatadas.

E vocês? Alguma viagem ou prato específico na lista de desejos?

You Might Also Like

1 comentário

  • Reply
    Vanessa
    15 de agosto de 2012 at 3:04

    Tem coisa melhor do que conhecer um lugar através de sua gastronomia? Adorei a ideia de visitar o berço de alguns produtos que hoje são clássicos e tão corriqueiros.

  • Deixe um comentário