Dicas

Forno Halogênico

Fotos: Flavia Peroba

Hoje o nosso achado é um aparelho pelo qual estou apaixonada. O nome desse disco voador da minha cozinha é Forno Halogênico, basicamente um pote de vidro com uma tampa que tem uma lâmpada extremamente forte. Parece simples, e realmente é, mas é capaz de fazer com muita praticidade pratos deliciosos. Para quem mora sozinho ou tem pouco tempo para ficar na cozinha, é um aparelho essencial para se ter. O custo é proporcional à renda de um solteiro, no Shoptime você encontra por R$199,00 podendo parcelar. O sabor é enorme.

Começamos com certa timidez, temperando bifes de contra-filé altos com sal e pimenta-do-reino e colocamos 6 minutos de cada lado no forno, ficou com um suco maravilhoso e a carne extremamente tenra. Depois fizemos batatas cortadas em palitos bem grossos, passadas em um tempero de cominho, páprika, pimenta-do-reino e azeite e colocamos 40 minutos no forno: absolutamente maravilhosas e crocantes.

O próximo passo exigiu mais destreza: um pato inteiro. Aferventei em água com 1 cebola inteira cortada em 4, uma cabeça de alho cortada ao meio, uma folha de louro e um ramo de alecrim, depois esfreguei manteiga e sal nele e coloquei no forno: 45 minutos, virando o lado com 20 minutos. Além do pato, coloquei algumas batatas com a pele, cortadas em cubos embaixo da ave. O pato ficou com a pele mais crocante possível, a carne tenra e molhadinha, e as batatas crocantes e saborosíssimas, muito aprovado.

O salmão trouxe mais um movimento de medo: confiar ao “forno” uma peça larga congelada há 4 meses? Mesmo com certo medo, colocamos: 5 minutos de cada lado e cenourinhas cortadas em rodelas finas no fundo, regadas com azeite aromatizado. Descobrimos uma forma simples e que não deixava a cozinha inteira com cheiro de peixe.

Depois de preparar um pato inteiro, batatas assadas, vegetais, frangos inteiros, foccacias, pizzas, tortas, e muito mais, decidimos que era hora de dividirmos esse achado com vocês. Super testado e super aprovado. Você pode encontrar o forno aqui (atente-se para a voltagem).

You Might Also Like

6 comentários

  • Reply
    Daniele
    23 de agosto de 2012 at 11:42

    Uma duvida: consumo energético. Deve ser alto, não?

  • Reply
    Flavia
    23 de agosto de 2012 at 15:44

    Daniele, também estou com esta questão. Usei durante 1 mês (apenas umas 5 ou 6 vezes) então não foi o suficiente para alterar o total da conta. Mas como é uma lâmpada super forte, acredito que não seja econômico de consumo elétrico.

  • Reply
    Vanessa
    23 de agosto de 2012 at 22:32

    Realmente a conta no fim do mês deve vir com um aumentozinho hehehe Mas sei lá, gás anda tão caro ultimamente também hehehe E isso é umas das melhores coisas que já podiam inventar. E é bem barato mesmo.

  • Reply
    Nelcir Matos
    7 de dezembro de 2012 at 21:36

    Eu andava pensando em comprar um forno desses, que pela descrição do site vendedor (Shoptime) parecia excelente, com a sua publicação me dicidi e já comprei. Além das que você postou aqui, teria mais receitas feitas com ele?
    Se tiver, poderia publicá-las ou remeter-me por email, se não for incômodo, claro.
    Parabéns pelos pratos deliciosos e pelas fotos também, se mencionar o seu blog. Excelente!

    • Reply
      Flavia
      9 de dezembro de 2012 at 12:49

      Oi Nelcir, que bom que você gostou da sugestão! Estamos pensando em novas receitas com o forno halogênico. Conforme for, vamos publicá-las por aqui. Bjos

  • Reply
    Rosana
    10 de outubro de 2016 at 13:45

    Gostaria de receber receitas. Obrigada

  • Deixe um comentário