
Foto: Natalia Valle
Toda unanimidade é burra. Sempre concordei e divulguei essa frase do Nelson Rodrigues. Porém, recentemente em meio à mil receitas de opiniões diversas, encontrei uma que me fez repensar esta máxima.
A ideia de discordar de Nelson Rodrigues não é das mais agradáveis, mas às vezes, e somente às vezes, a unanimidade acerta. Essa receita de barbecue caseiro é uma delas. Um coringa tão grande na sua cozinha, que você não vai encontrar alguém que seja contrário à opinião de que ela é maravilhosa. Eu fiz usando sobrecoxa de frango, assando lentamente na churrasqueira com carvão. Foi sucesso absoluto, todos se encantaram com o sabor levemente adocicado e ao mesmo tempo defumado.
Mas depois dessa experiência descobrimos que podemos usar este mesmo molho em costelas de porco, de boi e fraldinha na churrasqueira, babybeef e picanha no forno, camarão e lagosta grelhadas, tofu em envelope de papel manteiga e cordeiro em papel alumínio. Seu uso vai do maior carnívoro que existe ao mais rígido dos vegetarianos e passa com louvor em todas as experiências com proteína. Portanto, Nelson Rodrigues, humildemente peço desculpas, mas a unanimidade que gosta desse barbeque é a raridade discordante da sua máxima.
Frango ao barbecue
Ingredientes
- 10 sobrecoxas de frango
- 300ml de ketchup
- 1 cabeça de alho com os dentes quebrados
(soque eles com a casca inteira)- ½ xícara de vinagre balsâmico
- ½ xícara de azeite
- ½ colher de sopa de páprika
- 1 galho de alecrim, com as folhas retiradas
- 1 colher de sopa de erva doce
- 2 colheres de chá de cuminho
- Suco de 1 laranja bahia
Modo de preparoBata todos os ingredientes e coloque sobre o frango para marinar durante a noite na geladeira. O mínimo de tempo marinado que eu recomendaria seriam 10 horas, mas não precisa se ater à esse número. Se fizer na noite anterior, deixe lá até a hora de assar.
O cozimento da carne pode ser feito de formas diferentes:
A melhor seria na churrasqueira com carvão, foi a forma que fizemos. O barbecue é um molho, originalmente feito para ser utilizado em carnes defumadas. Então se puder fazer o frango sobre a fumaça de carvão, ele vai atingir o máximo de sabor.
Basta fazer como um churrasco mesmo: em uma grelha, coloque o frango e pincele de vez enquando o restante do molho, além de salpicar sal grosso em ambos os lados. Quando estiver bem dourado, vire o frango, o tempo vai ser aproximadamente 20 minutos em cada lado, mas vai depender muito do tamanho das sobrecoxas.
Também pode ser feito em forno quente. Tranfira o frango para uma assadeira de metal, sapique sal grosso e cubra com papel alumínio cobrindo todo durante 40 minutos, sendo retirada e assando mais 20 minutos.
Em uma frigideira grande, aqueça ¼ xícara de azeite e doure os frangos. Quando começar a ficar com a pele crocante, jogue o molho da marinada e deixe cozinhar por mais 20 minutos.
Mousse de batata
Ingredientes
- 8 batatas médias cozidas
- 100g de manteiga
- 100ml de creme de leite fresco
- ½ xícara de farinha de trigo
- 4 ovos batidos
- ½ colher de chá de páprika
- 200g de queijo minas padrão ralado
Modo de preparoAmasse as batatas e junte a manteiga e creme de leite. Prove e acerte o sal, adicione a páprika, ovos batidos e farinha de trigo. Unte uma forma com manteiga e enfarinhe. Coloque o creme de batata e salpique o queijo sobre a batata. Leve ao forno por 20 minutos.
1 comentário
Vanessa
11 de agosto de 2012 at 18:25Já quero testar esse molho no próximo churrasco. Fiquei curiosa. E com camarão então, hmm.