
Foto: Natalia Valle
No meu primeiro período da faculdade de gastronomia me deram um desafio que considerei simples, até começar a fazê-lo: estudar arroz. Parece algo tão simples, tão cotidiano, tão comum, que a banalidade nos leva a acreditar que o conhecemos muito bem mas a verdade é que não conhecemos. A cada página que eu lia sobre o ingrediente, mais páginas eu procurava e mais informações eu queria saber: Arroz selvagem é arroz? Arroz parborizado é melhor? Mais amido, gruda mais? Quem planta o melhor arroz? Existe macarrão de arroz?
Muitas foram as perguntas que surgiram e muitas foram as surpresas que tive com as respostas. A verdade é que fiquei encantada por ele, e comecei minha longa jornada pelo mundo dos risotos por causa desse trabalho.
Hoje vou dividir com vocês um arroz que me foi apresentado nessa busca: o arroz negro. Ainda somos meros conhecidos, não temos muita intimidade, mas ainda assim, ele já é um querido. Nessa receita de risoto de arroz negro com camarão me permiti não só me apaixonar pela beleza, como pelo sabor.
Risoto de arroz negro com camarão
Ingredientes
- 250g de camarão descascado
- 2 abobrinhas cortadas ao comprido e depois em tiras
- 2 colheres de sopa de azeite
- 300g de cream cheese em temperatura ambiente
- 1 1/2 xícara de arroz negro
- 1/2 xícara de vinho tinto suave
- 1 cebola picada
- 1/2 alho poró picado
- 3 xícaras de caldo de legumes
(Se tiver caldo de casca de camarão ficará ainda melhor. Basta cozinhar as cascas do camarão em bastante água com 1 cebola cortada em quartos e 1 ramo de tomilho)- Sal
Modo de Preparo
Refogue a cebola e alho poró em 2 colheres de sopa de azeite.
Quando estiverem transparentes, adicione o arroz, o vinho e espere secar.
Quando estiver completamente seco, comece à adicionar o caldo de legumes aos poucos.À parte, aqueça as outras 2 colheres de azeite e doure nele os camarões e abobrinhas.
Quando o camarão estiver completamente cozido e a abobrinha ainda dura no centro, apague o fogo e adicione o cream cheese, mexendo bem para que ele derreta, e misture com o camarão e abobrinha.Com o arroz completamente cozido, junte o creme de camarão à ele, misture bem e teste o sal. Se o caldo de legumes for industrial, você provavelmente não vai precisar mais de sal, mas caso o contrário, leve à fogo bem baixo, adicione mais um pouco de líquido e vá adicionando o sal aos poucos.
6 comentários
Camila Faria
16 de agosto de 2012 at 16:44Ai, lindo demais! E com uma cara deliciosa. Deu fome!
Vanessa
17 de agosto de 2012 at 6:20É cada surpresinha que a gente se depara ao estudar de verdade Gastronomia. Me lembro do semestre em que a gente estudou os cereais e foi bem interessante. Eu ainda não provei do negro, deve ser uma delícia, ainda mais com camarão [=
Mariana
18 de janeiro de 2013 at 13:39Em qual momento da receita o arroz vai ao fogo? logo no inicio?
Flavia
22 de janeiro de 2013 at 12:58Oi, Mariana. Falha nossa!
É logo no início sim, já arrumamos o texto. Obrigada ;)
B.
29 de janeiro de 2014 at 9:47Fiz e ficou uma delícia! Mas o arroz negro demora considerávelmente mais pra cozinhar do que o arbóreo ou carnaroli, né? Talvez fosse legal avisar na receita o tempo aproximado de preparo até o arroz chegar no ponto. Fiquei me perguntando se realmente tava fazendo certo e os convidados passaram um pouquinho de fome. Hehe
Flavia
30 de janeiro de 2014 at 19:22Oi, que bom que você gostou da receita!
O cozimento dele é mais lento mesmo, a gente não costuma colocar o tempo pois isso pode variar dependendo da boca do fogão. Obrigada pela sugestão e pelo feedback :)