
Fotos: Natalia Valle
Adoro a idéia de quebra de paradigmas. Na minha cabeça, situações pré-estabelecidas e tidas como modelos à serem seguidos são, na verdade, situações em que preciso achar uma brecha para fazê-las de forma diferente. A cozinha é um espaço cheio de paradigmas que seguimos sem efetivamente pensar no motivo, simplesmente concordamos com algo sem nem pensarmos se são passivas de escolha. No Brasil, temos o paradigma do arroz e feijão, batata com acompanhamentos, forno sempre pré-aquecido, ferver a carne de porco, etc.
Muitas coisas que eu faço na cozinha, faço simplesmente em movimento repetitivo: minha avó fazia, minha mãe também, então eu faço, mas não penso muito no motivo. Uma dessas coisas é não usar queijo com peixe. Fiquei muito tempo pensando de que forma e com que queijo conseguiria quebrar esse paradigma. Foram tentados queijos como gouda, minas, gorgonzola, e todos sem sucesso. Gosto ou textura não combinavam, até que tive a idéia de transferir o queijo para o acompanhamento e suavizar o sabor e textura em um creme. Com essa idéia surgiu uma sardinha assada com parma acompanhada de batata gratinada.

Sardinha assada com parma
Ingredientes
- 800g de sardinhas limpas
- 250g de tomate cereja
- 1/3 xícara de azeite
- 1/3 xícara de aceto balsâmico
- 2 cebolas cortadas em tiras não muito finas
- 10 fatias de presunto de parma
- Sal grosso
- Pimenta-do-reino branca
Modo de preparoEm uma assadeira, espalhe as sardinhas, tomates e cebolas, regando o azeite, balsâmico, sal grosso e pimenta. Cubra a assadeira com o presunto de parma e leve ao forno por cerca de 30 minutos em fogo baixo.
Adicionei o parma às sardinhas para que fosse mais um elemento que combinasse com o queijo, mas se sentirem mais à vontade sem o parma, basta cobrir as sardinhas com papel alumínio quando forem ao forno e retirar nos últimos 10 minutos.
Batata gratinada
Ingredientes
- 4 batatas inglesas fatiadas em lâminas finas
- 1 xícara de leite integral
- 200ml de creme de leite
- 50g de pecorino
(queijo um pouco difícil de se encontrar no Brasil, mas pode substituir por um grana padano)- Noz moscada
- Tomilho
Modo de preparoColoque as batatas em camadas em um refratário, intercalando algumas folhas de tomilho.
Bata o creme de leite, leite, pecorino e noz moscada e cubra as batatas com esse creme.
Regue 1 colher de azeite por cima e forre com papel alumínio.
Leve ao forno até que sinta as batatas tenras (cerca de 30 minutos).
1 comentário
Vanessa
23 de agosto de 2012 at 22:40Realmente a cozinha tá cheia de paradigmas, e acredito que devem ser quebrados. As chances de dar tudo certo são bem grandes. Adoro a ideia de usar queijoem molhos por exemplo e servir com o peixe, super válido.