Receitas Sobremesas Tortas & Bolos

Torta de maçã invertida

Fotos: Natalia Valle

Já perceberam como muitas são as formas de fazer uma mesma coisa? Para viajar podemos ir de carro, avião, trem ou navio. Para dormir, podemos ficar sentados, deitados de bruços, barriga para cima e, às vezes, de pé. Cortar o cabelo pode ser com tesoura, navalha, máquina. Enfim, esse mundo nos dá a possibilidade de sermos sempre diferentes, ainda sendo um todo igual. Para sermos humanos só temos que ser, mas para sermos nós mesmos temos que ser teimosos, carinhosos, vaidosos, tímidos, extrovertidos, intelectuais, etc.

Na gastronomia há muitos pratos que são identificados como uma mesma coisa, mas que individualmente são muito especiais. Na minha história na cozinha a torta de maçã é uma delas. Aqui no Gulab já apresentamos a Torta da vovó Dace e a Torta mais tradicional. Hoje, teremos mais uma: a Invertida.

Todas as três são de maçã, mas cada uma tem algo de especial.
Além dessas três, existem muitas outras, algumas ainda aparecerão por aqui.


Torta de maçã invertida




Modo de Preparo

Em uma frigideira que possa ir ao forno, aqueça a manteiga. Quando estiver completamente derretida, adicione o açúcar e deixe cozinhando por 5 minutos (ou até que ganhe um tom dourado lindo). Adicione, então, as maçãs, colocando-as de forma apertadas umas com as outras e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Cubra então com a massa esticada com rolo de macarrão, e leve ao forno por 30 minutos.

Depois que ela sair do forno, leve para a geladeira para que ela fique completamente fria. Quando o caramelo estiver mais endurecido, vire a frigideira em um prato largo, de forma que a massa da torta fique por baixo e as maçãs com caramelo fiquem por cima, inteiras.

Eu não tinha nenhuma frigideira que pudesse ir ao forno. Então fiz a etapa da frigideira normalmente, e na hora de ir ao forno, transferi tudo com cuidado para uma forma redonda de vidro, mais ou menos do tamanho da frigideira, e levei ao forno normalmente.

É uma torta gelada, mas se preferir quente, não desenforme e corte com uma colher.

You Might Also Like

6 comentários

  • Reply
    ingrid
    30 de agosto de 2012 at 22:07

    Nossa obrigada pela visista la no blog! aquelas pulseirinhas de alfinete sao mesmo uma coisa fofa nao é mesmo? ainda tenho que me arriscar em algumas! rsrsrs

    Adorei o blog de vocês! nao conhecia! tantas fotos lindas e receitas incríveis que dá vontade de fazer tudo ahhaha

    aaaaah que legal ela é geladinha por isso consegue ficar invertida.. acho q isso eh um nivel muito avançado pra mim hahahah

  • Reply
    Vanessa
    31 de agosto de 2012 at 17:00

    Eu sempre fui uma chata com maçãs, não curto, não como. Mas quando ela vem assim banhada em açúcar hehe, não tem como resistir. Benditas irmãs Tatin!

  • Reply
    Júlia Copetti de Queiroz
    3 de setembro de 2012 at 17:49

    Que delicia! Vou fazer!

  • Reply
    Renata
    14 de outubro de 2012 at 19:24

    Hmmm estou fazendo nesse exato momento porém vi q não havia a temperatura do forno, qual vcs sugerem? Vou deixar em 180 graus, espero q dê certo!

  • Reply
    Renata
    14 de outubro de 2012 at 22:03

    Deu certo! Só achei q ficou doce demais, na prox uso menos açúcar! E fiz algumas adaptações: ao invés da gema usei óleo pq não queria ficar com 1 clara sobrando na geladeira. E não abri a massa por conta da preguiça (domingão chuvoso tá fogo), fui jogando por cima desfazendo com a mão como se fosse uma farofinha. Ficou com texturinha mas como vai ficar embaixo mesmo não tem problema. :-) E para desenformar ela não queria virar, a bendita ficou toda agarrada mas foi só esquentar um pouco a forma q saiu lindona! Adorei!!

    • Reply
      Flavia
      15 de outubro de 2012 at 12:59

      Que legal saber que você fez a receita, Renata!

      Então, a ideia dessa torta é que o recheio seja um caramelo com maçã. Ou seja, basicamente é o açúcar que segura tudo junto, então não sei se daria certo com menos açúcar. Uma opção para amenizar o doce é fazer a massa sem açúcar. Ou ainda servir com creme de leite ou chantilly sem açúcar para balancear melhor ok?

      Quanto a temperatura, eu sempre prefiro não colocar porque os fornos dificilmente terão uma temperatura homogênea. Prefiro que confiem nos seus olhos do que no botão. Fico feliz que gostou da torta! :)

    Deixe um comentário