
Foto: Márcia Peroba
Se você pudesse comer seda, que gosto acha que teria? Eu sempre me pergunto coisas esquisitas, e essa é uma delas. Acho esse tecido de uma suavidade e robustez impressionante. O impacto visual é de uma força brutal, ao mesmo tempo o toque é de uma ternura que comove. Qual prato seria o correspondente?
Foi em uma tarde de preguiça que surgiu essa receita de pudim de chocolate, que me dei conta de ter finalmente chegado à resposta para esta pergunta. O pudim apresenta uma maciez e tranquilidade na textura, ao mesmo tempo que o chocolate traz uma brutalidade de sabor, intensidade no paladar, sem ter força no mastigar.
No dia em que estiverem com vontade de comer a textura da seda, recomendo este pudim de chocolate!
Pudim de chocolate
Ingredientes
- 1 litro de leite integral
- 1 lata de leite condensado
- 180g de chocolate meio amargo picado
- 6 gemas
- 2 ovos
Modo de PreparoFerva o leite e adicione o chocolate para derreter. Depois que ele estiver completamente derretido, adicione o leite condensado e reserve até que esfrie.
Quando estiver em temperatura ambiente, adicione as gemas e os ovos inteiros, batendo sempre. Unte uma forma (o mais tradicional seria a com furo no meio, mas não é uma regra, escolha uma redonda, grande ou porção individual) e coloque o líquido nela.
Leve ao forno em banho maria por cerca de 1h45min (para quem nunca fez pudim, o que você faz é colocar a forma do pudim dentro de outra maior cheia de água fervendo e levar ao forno).
9 comentários
Talitah
19 de setembro de 2012 at 23:09Menina que blog maravilhoso é esse?
To aqui me corroendo por causa desta receita! Vou fazer e ja estou seguindo!
xx
Renata
13 de novembro de 2012 at 16:07Esse pudim parece maravilhoso, mas fiquei com uma dúvida: onde vão os 2 ovos?
Flavia
13 de novembro de 2012 at 19:26Oi Renata, eles entram juntos com as 6 gemas.
Foi um errinho nosso de digitação, já adicionamos no texto ;)
Hugo Braz
8 de julho de 2013 at 23:30São 8 ovos no total?
Flavia
10 de julho de 2013 at 8:17Isso mesmo. Parece muito, mas as gemas vão ajudar o pudim a encorpar. Bata bem os ovos, e use chocolate amargo assim eles não terão seu sabor sobressaindo o doce.
Sarah
17 de novembro de 2012 at 13:01Estou amando o blog! Qta coisa bacana..gostosa!
Qual forma usou para assar o pudim..fica tão bonito assim! É como se fosse uma porçãozinha individual???
Flavia
4 de julho de 2013 at 19:09Sarah, eu usei uma forma redonda sem furo no meio e depois cortei porções individuais com um cortador redondo (esses de biscoito mesmo). Pode ser da forma que quiser, só evite formatos com cantinhos que tendem a grudar e não descer uniforme.
Veronica Gouveia
3 de julho de 2013 at 13:33vocês falam em untar a forma, no pudim tradicional nós untamos com calda de açúcar . E nesse como seria untar a forma?
Flavia
4 de julho de 2013 at 19:10Oi Veronica, untamos com manteiga mesmo.
O chocolate amargo meio que vai para o fundo da forma, então de alguma forma ele vai virar a calda. Untei com manteiga para facilitar esse chocolate de desgrudar.