
Foto: Natalia Valle
Minha mãe sempre dizia que: A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai pegar – Forrest Gump. Para mim, essa frase é uma das melhores já faladas no cinema, ela consegue explicar e responder com simplicidade o que esperar do mundo: tudo. Nessa vida tudo pode te surpreender. O céu pode acordar com sol e se fechar em nuvens, você pode planejar ser um advogado e acabar sendo feliz pintando quadros, ler um livro torcendo pelo mocinho e ficar triste com a morte do vilão. Muitas coisas podem nos surpreender, e assim como em uma caixa de chocolates, às vezes a surpresa pode ser muito boa.
A receita de hoje foi uma dessas muito boas. Comecei a fazê-la porque tinha os ingredientes, e depois de pensar em formas diferentes de utilizá-los, escolhi essa salada de batatas com linguiça. Surpreendentemente, uma coisa que parecia ser sem graça foi um dos pratos mais deliciosos servidos no dia.
Salada de batata com linguiça e mostarda
Ingredientes
- 6 linguiças cortadas em tiras grossas
- 4 batatas cortadas em cubos do
tamanho das linguiças, aproximadamente- 4 ciabattas dormidas (usei pão dormido mas você
pode usar fresco, não vai ser desperdício)- 1 pedaço grande de bacon em cubos
- ½ xícara de maionese
- 2 colheres de sopa de mostarda
- Algumas folhinhas de dill/endro picadas
- Pimenta-do-reino
Modo de PreparoCozinhe as batatas em água e sal e leve para a geladeira enquanto prepara o resto.
Frite as linguiças e reserve.
As ciabatas devem estar picadas grosseiramente. Pode rasgá-las com as mãos, ou pulsar em um processador. Frite o bacon e o retire, deixando a gordura na frigideira. Com essa gordura do bacon bem quente, frite a ciabatta até que fique bem crocante.
Para o molho, basta juntar a maionese, mostarda, endro e a pimenta.
Para a salada, basta juntar as batatas geladas, linguiças, e misturar de forma que fiquem envolvidas com o molho. Salpique a ciabata frita por cima. Eu joguei fora o bacon frito, mas se vocês gostam do sabor de bacon mais defumado, salpique ele por cima do pão e sirva essa delícia como prato principal sem medo de errar.

Receita publicada originalmente no Tanlup,
onde o Gulab colabora na seção “Na Cozinha”.
7 comentários
André Teixeira
17 de setembro de 2012 at 8:59Meu tipo de salada!
Lala Ismerim
17 de setembro de 2012 at 12:28Que delícia!
E ainda tem duas coisas que amo: batata e linguiça!
Beijo
Pauline
17 de setembro de 2012 at 17:44Conheci o Gulab hoje e não canso de olhar os posts, muito bem feitos, e que fotos lindas!
Parabéns!
Vanessa
18 de setembro de 2012 at 22:59Adoro essas coisas rapidinha de fazer e deliciosas.
Outra coisa: meninas, cês já falaram sobre pique-nique alguma vez aqui no blog? Eu adoraria um post inspiração sobre o tema.
Mari
16 de maio de 2013 at 18:10Essa mostarda é a amarela ou a escura? Tanto faz?
Flavia
16 de maio de 2013 at 20:00Oi Mari,
para essa receita eu usei a mostarda americana amarela, mas pode escolher a que você preferir, dijon, ancienne, escura…Só recomendo diminuir o tempero se não for usar a americana amarela, porque as outras mostardas têm um sabor mais intenso e pode acabar ficando enjoativo.
Mari
17 de maio de 2013 at 11:46Obrigada pelas dicas!! Vou testar e depois conto!! Bjos ;)