Brasil Cervejaria São Paulo Viagem

São Paulo: FrangÓ

Fotos: Denis Lage

Estive em São Paulo recentemente, e como bom cervejeiro, não pude deixar de visitar o FrangÓ. Em atividade há 25 anos, o bar possui uma excelente carta com 6 opções de chope e 250 opções de cervejas de todo o mundo, além da sensacional coxinha de frango com catupiry.

Em homenagem aos 25 anos, a cervejaria Colorado, de Riberão Preto, desenvolveu uma cerveja com o nome do bar. Trata-se de uma American Pale Ale, com 4,5% de teor alcoólico e aroma de lúpulo marcante. A bebida tem tiragem limitada e foi criada para harmonizar com a tão famosa coxinha do local. E foi com essa combinação que começamos a noite, ficou realmente perfeita e está mais do que recomendada.

Aproveitando o estilo American Pale Ale, resolvi continuar somente com cervejas americanas. Elas costumam ser cópias de estilos europeus conhecidos, como Pale Ale, IPA, Stout, Dubble, Trippel, mas com variações próprias. Em geral, possuem presença mais marcante do característico lúpulo americano, cujo aroma é mais cítrico em comparação aos lúpulos europeus. Seguindo a linha de cervejas mais suaves no início e mais fortes no final, começamos com uma das minhas favoritas, a Anderson Valley Boont Amber Ale.

Como o nome já diz, é uma cerveja âmbar, 5,8% de teor alcoólico. Não possui o aroma exagerado de lúpulo típico das americanas. Ao invés disso, percebe-se bem o caramelo vindo do malte e um leve aroma de lúpulo. Bem suave e muito equilibrada. Em seguida, passamos para a Sixpoint Bengali Tiger, uma american IPA com coloração alaranjada e presença bem marcante de lúpulo cítrico. Típica cerveja americana, e excelente.

Já mais pro final da noite, chegou a hora da cerveja forte. A ótima escolha foi a Anchor Old Foghorn. Uma Barley Wine, com 8,2% de teor alcoólico, bastante encorpada, pesada e equilibrada por uma variedade de lúpulo bem comum em cervejas feitas nos EUA. Pra finalizar, uma Anderson Valley Barney Flats Oatmeal Stout. Feita com aveia, é uma cerveja escura, também encorpada, com notas de café e chocolate e leve amargor. Cerveja bastante complexa e saborosa. Ótima escolha para fechar a noite!


FrangÓ
Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168
Freguesia do Ó – São Paulo, SP
www.frangobar.com.br

You Might Also Like

2 comentários

  • Reply
    Camila Faria
    28 de setembro de 2012 at 14:38

    Preciso conhecer quando estiver em São Paulo!!!

  • Reply
    Natalia
    2 de outubro de 2012 at 20:01

    Fiquei curiosa para experimentar essa coxinha.

  • Deixe um comentário