
Foto: Natalia Valle
O barulho do gelo estalando quando em contato com líquido morno, estourar plástico bolha, acertar um conta de cabeça…Esses e muitos outros são pequenos prazeres que comecei a apreciar com mais entusiasmo depois de assistir à um dos filmes mais icônicos da última década: O Fabuloso destino de Amélie Poulain.
A cena em que ela descreve seus pequenos prazeres é tão agradável e empática que me permitiu dar um valor maior à pequenas alegrias, como se fossem enormes conquistas. Seus pequenos prazeres eram: colocar a mão em sacos de grãos, atirar pedras em lagos e quebrar a crosta de açúcar do crème brûlèe com as costas de uma colher. Momentos ao alcance de todos e que merecem ser apreciados e deliciados.
Para ajudar vocês com um desses prazeres, trouxemos uma receita de crème brûlèe de café. Essa sobremesa exige que se tenha em casa uma ferramenta não muito comum, um maçarico. Se não tiver, não desista dela, o sabor ainda pode ser apreciado, a diferença é que a tão querida crosta de Amélie não vai acontecer.
Crème brûlèe de café
Ingredientes
- 500ml de creme de leite fresco
- 1 ½ colher de sopa de pó de café instantâneo
- 4 gemas de ovo
- ½ xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 dose de expresso
Modo de PreparoLeve ao fogo o expresso com o pó de café e metade do açúcar, e deixe reduzir à metade.
Leve o creme de leite para o fogo e apague assim que começar a formar as bolhas em volta.
Reserve para que esfrie um pouco.Bata as gemas com o restante do açúcar até que fiquem esbranquiçadas e com bastante bolhas de ar. Junte o creme de leite, misturando levemente, e adicionando ainda o café reduzido.
Coloque o creme em refratários de porção individual
e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos.Retire do forno, coloque 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro em cada porção e coloque o maçarico sobre o açúcar para que ele caramelize. Com as costas da colher, dê uma leve batidinha no caramelo para que ele quebre e se delicie com o “mingau” escondido dentro.
Como eu não tinha o maçarico, levei ao forno com o açúcar por mais 5 minutos em forno super alto. Não foi suficiente para caramelizar, mas garantiu um docinho na superfície.
11 comentários
Pablo
4 de outubro de 2012 at 13:59que delícia! é impossível não ficar com água na boca, já que sou um apaixonado por doces e por café! procurei a receita de crème brûlèe, quando vi Amelie Poulain, vi que era necessário o uso de um maçarico e então desisti.
depois de alguns dias vi em um site que era possível caramelizar com colher quente. será que dá certo?
vi que você usou uma espécie de caneca cerâmica para colocar no forno. será que qualquer caneca assim serve? tenho medo de estragar minhas queridas amarronzadas! “/
gostei da receita… vou tentar! = D
Flavia
8 de outubro de 2012 at 19:34Nunca usei a colher quente, vou testar! Quanto a caneca, infelizmente não posso te dar certeza. As minhas são de cerâmica, nunca tive problemas :)
André Teixeira
4 de outubro de 2012 at 18:34Interessante!
Quero experimentar!
Camila Faria
5 de outubro de 2012 at 15:42Ai ai….. preciso experimentar esse crème brûlée de café. Parece ser a oitava maravilha do mundo!
Nicole
5 de outubro de 2012 at 18:03Crème brûlèe de café, que idéia genial. Deve ficar incrível!
Vanessa
7 de outubro de 2012 at 0:54Eu tenho maçarico, mas ainda não usei. Acho que essa receita merecia ser reproduzida aqui em casa. crème brûlée é uma delícia, imagina de café!
Beijos
Lari
7 de outubro de 2012 at 11:18Que receita diferente! Yumm, me deu vontade de experimentar pela sua descrição do gelinho com o quente. Vou tentar preparar!
Beijos!
Bianca
7 de outubro de 2012 at 16:18Geeeente… adorei demais o blog! Cheio de receitas lindas e fotos incríveis! Vontade de fazer tudo! :D
;*
Natalia
9 de outubro de 2012 at 8:37Oba! Que bom que gostou, Bianca!
Faz e conta pra gente o que achou ;)
Ingrid A.
7 de outubro de 2012 at 23:59poxa vida vi o post anterior sobre o picnic e adoraria ter participado!
então, um dia, qando eu for muito genia na cozinha eu faço ahahhaha hj mal faço uma lasanha ahahaha
Pauline
8 de outubro de 2012 at 22:09Amélie também me fez notar vários detalhes pequenos e prazerosos que antes passavam desapercebidos!
Adorei a receita, vou ter que dar um jeito de conseguir esta consistência sem um maçarico :)
Beijos