Variedades

Gosto não se discute

Foto: Natalia Valle

São nos cheiros e gostos que guardamos grande parte de nossa memória. Nossa apreciação por certos pratos e sabores está muito ligado à nossa criação, costumes e cultura. Comer pode ser uma das atividades mais nostálgicas do ser humano. A verdade é que, comida boa é inteiramente subjetiva, já que a análise sobre o que é gostoso ou não, parte de um ponto individual, autobiográfico e particular.

Por essa razão, não podemos julgar certas peculiaridades alimentícias. Quem nunca viu alguém molhar a batata frita no milkshake como se fosse um molho? Muitos consideram essa mistura de doce e salgado uma iguaria. Pode parecer estranho, mas existem muitos pratos que fazem essa mesma quebra. A simples farofa com banana e a sobremesa Romeu e Julieta são alguns exemplos.

O hábito que considero mais estranho é a mania de se colocar ketchup em tudo. Ele tem um sabor bem eclético, verdade, e funciona muito bem em sanduíches, mas precisamos colocar em pizza, pipoca, frango grelhado, e tantas outras combinações? E essa mania tem vários adeptos. O bom da gastronomia é justamente isso: não existe certo e errado. Podemos sempre quebrar paradigmas, e inventar novos sabores, combinações e memórias gustativas. Aqui no Gulab, as receitas mais estranhamente deliciosas são: macarrão com chocolate, pastinha de ameixa com bacon, sanduíche de nozes, sanduíche de geléia de figo, risoto de morango, entre outros.

E vocês? Quais combinações estranhas costumam fazer na cozinha?

You Might Also Like

4 comentários

  • Reply
    Camila Faria
    30 de outubro de 2012 at 17:51

    Ui, pipoca com ketchup??? Será que alguém come isso? Tem gosto para tudo mesmo, né? Rs…

  • Reply
    mary micucci
    30 de outubro de 2012 at 23:40

    Concordo com você, não existe certo ou errado quando falamos de comida. Agora pastinha de ameixa com bacon é muito estranho rsrsrs….

    pastinha de ameixa com bacon

  • Reply
    Pauline
    1 de novembro de 2012 at 10:31

    Adoro combinações de doce com salgado, uma das que acham mais estranha e eu adoro é bolo de chocolate com creme de leite e presunto em cima, não sei quando inventei de comer tudo isso misturado mas o sabor é incrível.
    Na mesma linha tem o pão com salamito e doce de leite, que também fica ótimo!
    Com bacon gosto de tâmaras, de comer rezando sempre!
    Beijos

    • Reply
      Gulab
      6 de novembro de 2012 at 11:19

      Presunto com bolo de chocolate?
      Essa vou ter que experimentar!

    Deixe um comentário