
Fotos: Natalia Valle
Quando um total estranho vê seu amor pela gastronomia e faz questão de te passar uma receita de massa de pizza e molho de tomate que ele mesmo recebeu em um guardanapo de outro total estranho, você sabe que a receita vai ser boa. Se esse total estranho tiver sotaque paulista, você faz a receita imediatamente.
Em um desses tropeços da vida, encontrei um paulista muito simpático que me passou essa receita e me garantiu que era maravilhosa. Devo dizer que depois disso acredito um pouquinho mais na honestidade das pessoas, a receita é de fato maravilhosa. E o molho, puro e sem nada já tem o próprio gosto de pizza.
Mas uma dica que ele me passou e que me sinto obrigada a repassar: cuidado com os recheios, não exagere na mussarela e varie nas combinações.

Mini pizza
Ingredientes da massa
- 1 kg de farinha de trigo
- 2 ovos inteiros
- 60g de fermento fresco biológico
- 60g de margarina
- sal a gosto (um pitadão com vontade eu diria que é a medida)
- leite morno
Modo de preparo
Faça uma montanha de farinha e sal e abra um buraco no meio, como um vulcão. Nesse buraco coloque os ovos, leite morno (comece com 40ml e vá adicionando aos poucos) e fermento. Comece a misturar com as pontas dos dedos, de dentro do buraco para fora. Quando estiver completamente unido à massa, hora de sujar a mão de verdade: junte a margarina apertando bem ela na farinha e vá amassando. Se depois da margarina sentir a massa quebradiça, adicione mais leite e se ela estiver grudando nas mãos adicione um pouco mais de farinha.Divida a massa em 8 bolinhas e deixe descansar até dobrar de volume, podendo então pegar o rolo de massa e esticar as bolinhas em discos, cobrindo uma fôrma de lateral baixa com eles.
Ingredientes do molho
- 1 1/2 kg de tomate sem semente, mas com pele
- 3 dentes de alho
- algumas folhas de manjericão
- 2/3 colher de sopa de orégano desidratado
- sal
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. No meu guardanapo com a receita tem uma observação que acho importante repetir: “não vai ao fogo, acredite”.
Sugestões de Recheios
Fiz um festival em mini pizzas e os recheios foram deliciosas descobertas, todos cobrindo uma leve camada de mussarela e uma boa concha de molho: Brócolis aferventado com alho fatiado, Tomate cereja cortado no comprido com folhas de manjericão roxo, Rodelas grosseiras de burrata com folhas grandes de majericão verde e Camarão frito com catupiry e coentro fresco.
9 comentários
Vivi becker
23 de janeiro de 2013 at 15:50Adoro, uma das minhas melhores amigas é paulista, a vó dela sempre fazia essas mini pizzas para a gente! Adoro demais!
Beijos!
Vivi
Camila Faria
23 de janeiro de 2013 at 15:57Huuummmm…que delícia! E super fácil de fazer!
Joka- Styles Diary
23 de janeiro de 2013 at 21:09amo pizza caseira, aqui em casa sempre fazemos. Esse recheio é um dos meus favoritos.
Luísa Neves
23 de janeiro de 2013 at 23:03Nossa, parece uma delicia! Adorei a dica ;))
Beijos!
Lala Ismerim
24 de janeiro de 2013 at 13:21Nossa!
Fiquei com água na boca!
Preciso fazer essa pizza. *-*
Beijo
Jess
24 de janeiro de 2013 at 13:38Ainda bem que já almocei, porque se tem alguém que AMA pizza, esse alguém sou eu!
Receita devidamente salva para testar no final de semana :)
beijos
Lili
24 de janeiro de 2013 at 21:58Adorei a dica e adoro seu blog. Muito muito bacana mesmo. Mas sem querer ser cricri, vale lembrar que apesar de horroroso, muçarela, infelizmente na nossa lingua é com cedilha… :-(
Gulab
25 de janeiro de 2013 at 10:19Oi, Lili! Obrigada pela informação, mas mussarela com ss faz parte da linguagem popular. Até mesmo as marcas nacionais utilizam esta grafia :) Beijos!
Maysa Alexandrino
8 de fevereiro de 2013 at 11:11Amo pizza! Delícia!
Em casa fizemos a pizza com a massa da pizzaria do Zona Sul, que não leva fermento nem ovos… Bem prática…
Bjos