
Foto: Natalia Valle
Manjericão! Se o simples som da palavra já faz aguar a sua boca, imagine o cheiro e sabor. Sou uma enlouquecida por ervas, especialmente o manjericão. Pode ser roxo, largo, pequeno, não importa, essa erva é uma querida e é um desejo constante. A versatilidade é grande: sanduíches, risottos, saladas, frango, peixe, e o mais comum, massas. Seja qual for o prato que ele acompanha, seu aroma é tão especial e sabor tão único que algumas folhas já são capazes de modificar completamente o preparo.
A nossa receita do dia é uma simples salada de macarrão, como muitas feitas por nossas avós, mas que combinada com um incrível pesto de manjericão ganham um sabor bastante próprio e delicioso.
Salada de penne ao pesto
Ingredientes
- 250g de penne cozido
conforme as instruções da embalagem e refrigerado- 350g de peito de frango
- 2 colheres de azeite
- 1 cenoura em cubos grandes
- 1 cebola em quartos
- tomilho
- alecrim
- 1/2 receita de pesto
Receita de Pesto
- 1/2 xícara de pignoli (como são caras e difíceis de achar, acabo usando amêndoas – uma boa opção é usar ½ pignoli e ½ amêndoas ou nozes)
- 9 dentes de alho
(caso não se sinta confortável com a ardência do alho, sugiro retirar a raiz branca que fica no meio dele)- 2 maços de manjericão fresco (pode substituir por rúcula que o pesto também fica incrível
- 1 xícara de parmesão ralado
- 1 ½ xícaras de azeite extra-virgem
Para preparar o pesto basta bater todos os ingredientes em liquidificador. O restante do pesto pode ser guardado na geladeira para outras receitas.
Modo de preparoDoure os peitos de frango no azeite e junte a cenoura, cebola e tomilho, cobrindo o frango com água e deixe cozinhar. Quando o frango estiver bem cozido, retire e desfie com ele quente ainda. Coloque na geladeira para resfriar.
Junte o pesto, frango e massa e sirva bem geladinho.
Se não for fã de massa fria, essa mesma massa pode ser aquecida no microondas e servida quentinha. Ou se preferir gratinar, coloque em um refratário, salpique alecrim picado e parmesão ralado e leve ao forno quente.
6 comentários
Beatriz Larrat
19 de fevereiro de 2013 at 11:24Hmmm, parece delicioso! Adorei (:
Beijos, sucesso!
Vivianne Becker
19 de fevereiro de 2013 at 18:10Nossa, também adoro ervas! <3 E gosto de cozinhar tudo com muitos temperos frescos! Adorei essa receita, parece ser uma delícia e vou deixar guardada aqui para eu poder fazer!
Beijão!
Vivi
mary micucci
19 de fevereiro de 2013 at 22:18Hummm, eu quero! Isso deve ser muito bom.
Carla Antoni | Um Doce Dia
20 de fevereiro de 2013 at 10:12Delícia!! Eu adoro pesto.
;D
ferdssp
20 de fevereiro de 2013 at 22:01Já vou anotar, adoro o molho pesto.
boa dica…
Maysa Alexandrino
2 de março de 2013 at 19:31Não tem nada que eu goste mais do que um belo prato de massa… Sou viciada! Talvez pela descendência italiana, não sei… Mas não consigo passar nem 3 dias sem comer macarrão…
Adoro molho ao pesto! E não comprem pronto!!! É horrível e não vale a pena já que é tão fácil de preparar, né?
Bjos