America do Sul Uruguai Viagem

Uruguai: Dicas Rápidas

Fotos: Natalia Valle

Depois do reveillon na Austrália, fomos passar o carnaval no Uruguai. Visitamos Montevideo e Punta del Este. Antes de mais nada, ao agendar a viagem, certifique-se de que não pegará nenhum feriado lá. Diferente daqui e de outros países, a maior parte dos pontos turísticos não abrem, muito menos bares e boates. Se você é jovem e/ou procura por movimento, fique hospedado em Punta del Este e reserve um dia para conhecer Montevideo. Há ônibus que saem diariamente em muitos horários de uma cidade para outra. E a distância é pouca, cerca de 2h apenas. Dito isso, separei algumas dicas gostosas. Como a viagem foi bem curta, dessa vez farei em um post só:

Sorvetes
Com mais de 50 anos no mercado, o La Cigale é o sorvete uruguaio mais famoso. Há diversas lojas espalhadas por Montevideo. Recomendo o Chocolate Split (chocolate meio amargo misturado com doce de leite). Além dos sabores Tiramisu e Café Diet. Já em Punta, tem a famosa marca argentina Freddo (escolhi Mascarpone com frutas vermelhas dessa vez, um absurdo). Mas a dica especial é para quem não pode consumir açúcar: sugiro uma parada na sorveteria artesanal El Faro, que fica na mesma rua. São os diet mais gostosos e com maior variedade, com direito até ao de Doce de Leite que não deixa nada a desejar, super aprovado.

La Cigale: Montevideo – Pocitos, Roque Graseras 845 – lacigale.com.uy
Freddo: Punta del Este – Gorlero, 27
El Faro: Punta del Este – Gorlero, 20

Mercado Del Puerto e Arredores
Confesso que não gostei muito do ambiente no Mercado Del Puerto, por ser um espaço pequeno para o número de restaurantes que abriga. Os fornos causam muita fumaça e os ventiladores nem sempre dão conta. Porém, há bons restaurantes, e é um dos pontos turísticos mais recomendados em Montevideo.

Optamos pelo La Maestranza e não nos arrependemos. Além de gostoso e do atendimento simpático, o preço é um pouco mais amigo. Recomendamos a Paella (deliciosa e bem servida) e o churrasco de cordeiro com uma Patricia Preta geladinha para acompanhar, uma das cervejas uruguaias que mais gostei.

La Maestranza, Mercado del Puerto
Ciudad Vieja, Montevideo – lamaestranza.mercadodelpuerto.com

Outra dica é não comer a sobremesa no mercado. Bem pertinho dali, fica a El Louvre, doceria pequena com uma vitrine de encher os olhos e inúmeras guloseimas gostosas para você escolher. Não há mesas, apenas um balcão e nenhum doce é identificado, você tem que ir perguntando. Os com doce de leite costumam ser os mais pedidos. O uruguaio é um pouco diferente do argentino, mais consistente e escuro, e tão gostoso quanto.

El Louvre – Perez Castillano, 1467 – Cuidad Vieja, Montevideo

Guloseimas
Falando em doce, nas vendinhas e supermercados é fácil encontrar esses alfajores. O de Oreo é apenas biscoito revestido de chocolate (o que não deixa de ser maravilhoso), e o Milka é simplesmente perfeito. Fica a dica.

Medio y Medio
Trata-se de um drink tradicional do país, feito com vinho branco seco e espumante, para tomar antes ou depois da refeição. Um dos mais famosos é o do restaurante Roldós, no mercado del puerto, que também vende a garrafa (aqui no Brasil é possível encontrá-la à venda). Como ouvimos muitas críticas em relação ao atendimento, decidimos experimentar a bebida em outro lugar. Escolhemos o El Fogon, churrascaria gostosa e agradável que causou uma boa impressão. O medio y medio é bem suave e saboroso, mas nada de muito diferente. Vinho branco é bom e espumante é bom, logo…(teoria joey).

El Fogon – San José, 1080 – Montevideo – www.elfogon.com.uy



Torta de Alfajor
Por último, a melhor parte. Li muito sobre a torta de alfajor em guias de viagem e tive que ir conferir. Essa beleza é obra do Café Oro Del Rhin, que possui quatro filiais em Montevideo. É extremamente deliciosa e imperdível. Só não vá esperando que seja de fato a massa do alfajor, como eu fui. A massa dela é, na verdade, uma mistura de folhada com bolo e doce de leite. É uma das tortas mais gostosas que já comi, vale a pena experimentar. Além do mais, o café é muito agradável, com mesinhas na calçada e atendimento excelente.

Oro Del Rhin – Plaza Cagancha, Centro – Montevideo – www.orodelrhin.com.uy

You Might Also Like

5 comentários

  • Reply
    Alba
    19 de março de 2013 at 14:36

    Nossa que delícia viu .. É esse tipo de dica que procuramos, porque quando viajamos temos receio de comer em alguns lugares, por não saber o tempero, tipos de comida .. ou nomes estranhos de pratos que nós conhecemos como outros.
    Adoroo ..
    beijos

  • Reply
    Marilia Sestari
    19 de março de 2013 at 19:32

    Eu ja queria conhecer o Uruguai, agora então… muuuuita água na boca!
    hahaha

    Beijos

  • Reply
    Vivianne Becker
    21 de março de 2013 at 22:36

    Humm quanta dica boa, sou louca para conhecer o Uruguai! Tenho amigos de lá que moram aqui em Poa e parece ser um local caloroso e lindo!
    Beijos,
    Vivi

  • Reply
    Jg
    26 de março de 2013 at 18:48

    Eu doaria 1 ano da minha vida para comer essa torta, acho que ja escolhi meu proximo destino na america do sul. E curti a ideia dessa bebida, eles fazem na mesa ou vende pronto, q estranho, vou procurar para comprar

  • Reply
    Ana
    15 de agosto de 2013 at 23:56

    Realmente esta torta do Oro Del Rhin é inesquecível, a torta de morango também é muito boa. Uma boa pedida para a noite é também o Bar Tabaré, bebida Daikiri, muito boa e de sobremesa Créme brulée de bailey’s, maravilhoso.

  • Deixe um comentário