Aperitivos Entrada Receitas

Batata doce recheada com bacon

Foto: Natalia Valle

Qual é a primeira coisa que vocês fazem quando acordam? Quando eu era criança, a resposta estava sempre na ponta da língua: abro os olhos. Na adolescência corrida, a resposta era mais preguiçosa: aperto o snooze do despertador. Hoje, na vida adulta, criei uma paixão tão grande por sonhar que a resposta é: fico imaginando.

Adoro o momento em que estou acordada mas ainda de olhos fechados e posso ficar simplesmente pensando a respeito de tudo: como será meu dia, o que me espera no final de semana, minha próxima viagem, meus 30 anos e, principalmente, criando receitas, imaginando combinações e desejando sabores.

Outro dia fiquei imaginando uma batata doce recheada, e o que colocaria nela. Muitas combinações passaram pela minha cabeça, mas antes mesmo de ter aberto os olhos, decidi a receita: Batata doce recheada com bacon.

Batata doce recheada com bacon



    Ingredientes

  • 4 batatas doces
  • 1/2 cebola picada
  • 120g de bacon picado (Não tem quantidade exata. Se quiser mais, coloque e seja feliz.)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de maionese
  • Pimenta do reino



Modo de preparo
Nesta receita, o preparo começa ao escolher o bacon. Não pode exagerar na capa de gordura, então tenha atenção para isso. Escolha uma peça com menor quantidade de gordura e com maior quantidade de carne escura. Lembrando que a carne do porco é branca, não confunda a carne branca com a gordura. Aperte para ter certeza.

Para assar as batatas, embrulhe-as em papel alumínio, individualmente, e leve ao forno por 30 minutos (ou até que estejam completamente tenras internamente, basta espetar algo pontudo e ver se entra com facilidade). Retire do alumínio, abra ao comprido e “cave” o interior da batata, reservando (com cuidado para não rasgar a casca).

Refogue a cebola e bacon. Se o bacon não tiver quantidade mínima de gordura para fritar, use a manteiga nesse momento. Com o bacon frito, adicione a polpa da batata e pimenta. Eu não usei sal porque o bacon já é bastante salgado e batata doce não leva muito sal para preservar seu adocicado. Caso prefira mais salgadinho, vá adicionando aos poucos e provando.

Amasse as batatas com o auxílio de um garfo grande ou amassador, e junte a manteiga e maionese. Use esse creme para rechear as cascas. Coloque um fio de azeite no fundo da assadeira para que a casca fique mais crocante e leve ao forno por 15 minutos.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Receita publicada originalmente no Tanlup,
onde o Gulab colabora na seção “Na Cozinha”.


You Might Also Like

7 comentários

  • Reply
    Manu Demonti
    28 de abril de 2013 at 22:31

    Gentee iso deve ficar bom hein? Super diferente…
    Vou testar!
    Bjo amore
    Manu Demonti

  • Reply
    Lala Ismerim
    28 de abril de 2013 at 23:09

    Gente que delícia!!!!
    E súper fácil. Até eu consigo fazer. *-*
    Beijo

  • Reply
    Liz
    29 de abril de 2013 at 15:46

    Não gosto de batata doce sabe, mas fiquei com vontade de experimentar porque acho que o bacon tem um sabor forte por si só. E os outros ingrediente são meu xodó na cozinha: cebola e pimenta do reino <3

  • Reply
    Joyce - Styles Diary
    30 de abril de 2013 at 18:52

    Deve ficar bom né, eu sempre testo uma coisas diferentes tb, um dia (faz tempo) fiz macarrão com ‘molho’ de catupiry rs, ficou bom até, mas um pouco enjoativo rs.
    Beijoos Joka

  • Reply
    Juliana Peroba
    8 de maio de 2013 at 11:43

    Me deu uma vontade de comer isso agora…. yummy

  • Reply
    Carol Olive
    10 de maio de 2013 at 21:39

    Eu sempre faço batata (comum) recheada com a minha mãe. E apesar de amar batata doce frita, nunca pensei em fazer recheada! Fiquei morrendo de vontade agora, deve ser mesmo uma delícia!

  • Reply
    Jose
    12 de novembro de 2018 at 6:13

    Tudo que cvs fazen é uma delicia.
    Parabens

  • Deixe um comentário