Cervejaria Parceria

Harmonização de cervejas

Fotos: Natalia Valle

O Gulab ainda não passou por Curitiba na nossa seção de viagens, porém, recebemos estas delícias pelo correio diretamente de lá. As bebidas foram cortesia do bar e restaurante Clube do Malte, que oferece mais de 400 cervejas especiais, nacionais e importadas. Não precisa dizer mais nada, né? Ficamos com vontade de conferir.

Como tudo aqui é desculpa para reunir os amigos, no final de semana nos juntamos em torno da piscina para degustar as cervejas. Aproveitamos o post para sugerir harmonizações com as receitas do blog e dar algumas dicas. Assim, você já sabe qual tipo de prato pedir/fazer para acompanhar a sua cerveja preferida.

Dicas básicas de harmonização

Se você for beber cervejas diferentes na mesma ocasião, comece com as mais leves. Não é uma regra, mas geralmente as leves harmonizam melhor com pratos de temperos suaves. Guarde as cervejas fortes e encorpadas para o final, combinando com os pratos mais gordurosos.

Muita gente fica em dúvida quanto aos pratos picantes e doces. Pimenta pede cerveja amarga. Já as sobremesas, depende bastante de cada uma. Geralmente as cervejas escuras dos estilos Stout e Porter combinam melhor com chocolate. Sobremesas cítricas pedem cervejas ácidas.

A cerveja também pode ser um ótimo ingrediente,
já indicamos um site cheio de receitas criativas aqui.

Mahou Cinco Estrellas
A Mahou é uma velha conhecida nossa, somos suspeitos para falar. A preferida entre as quatro enviadas. Leve e refrescante, acompanha bem frutos do mar em geral. Sugestões: salada de cuscus marroquino com camarão, punheta de bacalhau e roulade de peixe com purê de banana.

Bock Damm Negra Munich
Esta é uma escura leve, boa para os dias frios. Combina com pratos de carne, porém não muito pesados. Sugestões: sopa de linguiça, filé com risoto de abóbora e frango com creme.

Waybeer Premium Lager
Já conhecíamos a Waybeer de nome, mas só agora experimentamos. Outra que agradou muito. É artesanal e brasileira, tem aroma ótimo e sabor melhor ainda, simplesmente deliciosa. Cerveja ideal para beliscar salgadinhos e cai bem com as saladas também. Sugestões: torta de queijo, carpaccio de carne e bolinha de batata.

Brooklyn East India Pale Ale
Esta é bem polêmica, daquelas que ou você ama ou odeia. A cor alaranjada é linda, o sabor é marcante, muito forte e com o final amargo. Recomendada para pratos gordurosos e pesados. Sugestões: assado de linguiça, cordeiro apimentado e assado de chorizo com fígado.

E se você também ficou aí na vontade por uma cerveja diferente, é possível comprar pelo site do Clube do Malte. Não precisa ter medo que vem tudo bem embaladinho. Fica a dica da ala masculina do Gulab para a mulherada: Se o namorado bebe cerveja, o Beer Pack é um presentão para surpreendê-lo. Não tem erro. ;)

You Might Also Like

3 comentários

  • Reply
    Camila
    15 de abril de 2013 at 20:54

    Amei esse blog! E já curti o post. Gosto muito de uma boa cerveja, principalmente quando tenho a oportunidade de provar algo novo.
    Gostei de saber como harmonizá-las com comida! Sempre fico na dúvida sobre isso.

    Beijo!

  • Reply
    Gabi
    15 de abril de 2013 at 21:16

    Não gosto de cerveja, de jeito nenhum! Mas achei o post interessante, principalmente por esse Beer Pack, acho que meu namorado ia gostar bastante hahaha
    Beijos

  • Reply
    Jg
    15 de abril de 2013 at 23:05

    Essa mahou era muito boa mesmo muito indicada. Eu ainda acho que cerveja combina mais com petisco ou comidas bem salgadas, apesar de ser fã da bebida nao troco o vinho com a comida por nada rs

  • Deixe um comentário