Dicas

Dúvidas frequentes

Foto: Natalia Valle

Dias atrás, um amigo me ligou contando que esta receita no Gulab o estimulou a começar na cozinha. A primeira ligação foi animada, a caminho do mercado para comprar os ingredientes. Logo depois veio a segunda ligação, e essa com algumas perguntas: A receita manda 8 picanhas mas preciso só de 2, pode? O que é refratário? Não tenho grelha, como faço? O que seria batata calabresa? Dúvidas tiradas, ele fez as compras, a receita, e ficou muito feliz e orgulhoso com sua primeira aventura culinária.

Com isso, percebi que nem todos os leitores sabem alguns termos gastronômicos. Portanto, resolvi preparar esse post com perguntas comuns que costumam aparecer. Se vocês tiverem dúvida em relação a um termo, preparo, ingrediente, fiquem à vontade para perguntar. Pode ser pelo twitter, comentários, facebook, email, etc.

Sempre iremos responder com alegria :)

Preparo

Receitas grandes podem ser divididas?
Eu diria que, como regra, você sempre pode dividir a receita. Porém, tem que tomar cuidado com pratos que levam fermento e ovo (são ingredientes difíceis para uma divisão exata).

Qual é a temperatura de forno médio?
Geralmente não coloco a temperatura exata nas receitas porque o forno a gás é pouco estável, e nem sempre os 180 graus marcados no meu serão iguais no seu. Então acho mais fácil usar os termos baixo, médio e alto. Seria o mínimo, meio e máximo do termostato.

Não tenho batedeira, posso bater bolo no liquidificador?
Geralmente os bolos que podem ser batidos no liquidificador são os que usam óleo. A manteiga precisa ser mais movimentada para incorporar os ingredientes secos, por isso é importante que os bolos que usam manteiga sejam batidos na batedeira.

As receitas do Gulab rendem quantas porções?
Aqui no Gulab tento colocar a maioria das receitas para servir 4 pessoas.

Termos

O que seria um refratário?
Eu uso muito esse termo. Apesar de refratário significar um alumínio que aguenta temperaturas altas, eu simplesmente quero dizer uma travessa larga o suficiente para os ingredientes e que aguente o calor do forno (de vidro, cerâmica, alumínio, ferro, etc).

O que é marinada? Por que marinar?
Marinar é fazer com que o alimento receba sabor mantendo ele em um líquido com temperos por algum tempo. É uma forma boa de dar sabor ao prato, simples, sem muita sujeira e saudável. (O azeite extra virgem, quando não aquecido, ajuda no colesterol).

Como é o leite evaporado?
O leite recebe uma quantidade grande de ar através do vapor, então fica uma espuma cremosa. Eu uso máquina específica para isso, mas você pode deixar o leite ferver e ir retirando a espuma.

Outras

Você fez sobremesas com Oreo. Onde compro? Posso substituir por Negresco?
Atualmente algumas importadoras vendem em São Paulo. Aqui no Rio acho que realmente não tem. Dá para comprar online de fora e chega direito. Já comprei, viaja bem e aguenta os 30 dias tranquilamente. Na falta do Oreo para receitas, o Negresco substitui muito bem.

Poxa, estou de dieta. Não tem receita light?
Tem. Na página de receitas vocês encontram tudo separado por tipo: vegetarianas, sobremesas, sopas, etc. Visite a seção Light & Diet para ver as receitas com calorias reduzidas.

You Might Also Like

1 comentário

  • Reply
    Juliana Peroba
    8 de maio de 2013 at 11:39

    Adorei esse post!! Me esclareceu dúvidas que eu nem sabia que tinha :P

  • Deixe um comentário