Eventos

Gostinho mineiro no Paladar

Fotos: Mariana Valle

O Paladar – Cozinha do Brasil, um dos maiores eventos de gastronomia do país, encerrou ontem (05/05) a sua 7ª edição que contou com mais de 70 atividades em três dias de programação. O evento aconteceu no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, e o Gulab foi cobrir um dos pontos altos dessa edição: a participação dos chefs e irmãos Edinho e Danilo Engel, que levaram ao Paladar um gostinho da comida mineira.

Em um auditório cheio, a dupla conduziu dinamicamente a aula de 1h30 sobre os pratos típicos da região, entre brincadeiras, degustações e histórias da infância. Um dos pratos servidos para o público foi a clássica galinhada mineira. “O mineiro come pouco peixe e não é usual no cotidiano. Mas mineiro é religioso e na Semana Santa não dá pra comer carne. Quando era mais novo, os meninos pulavam a cerca do vizinho e roubavam a galinha para fazer o prato. Bem, é assim que me contaram a história…” disse Edinho entre os risos da plateia.

Além da galinhada, o público pôde experimentar outras receitas feitas pela dupla, como as almôndegas de carne de capivara, pamonha salgada picante, pernil montau assado com bolo de milho e ameixa de queijo, figo e cocada como sobremesas.

Edinho defendeu a necessidade de buscar a qualidade dos produtos no país. “A indústria nacional tem que aprender a fazer com qualidade o produto. Hoje a indústria tenta nos impôr sabores. A gente precisa defender veemente a produção artesanal, de pequenos produtores, se não esquecemos o sabor de origem dos produtos”, disse.

O Paladar também contou com a participação de outros grandes chefs como Alex Atala, Juliana Motter, Ligia Karazawa e convidados internacionais, como o inglês Ben Mackinnon.

Gabriel Lobo, Danilo Engel, Edinho Engel e Lucius Gaudenzi

Os irmãos Engel

Edinho Engel é dono do restaurante Macaná, em Camburi, no litorial paulista, e também abriu o Amado, em Salvador. Ambos especializados em frutos do mar.

Danilo Engel seguiu os passos do irmão mais velho. Trabalhou como chef na Rezende Alimentos e no restaurante Barolo. Hoje é chef e pesquisador na Fazenda Morro Azul, em Mococa, São Paulo. A fazenda foi uma antiga plantação de café em 1890. Além disso, atualmente produz cachaça e é um ponto turístico na região.

Confira a nossa agenda e fique por dentro dos próximos eventos.

You Might Also Like

10 comentários

  • Reply
    elisamello
    6 de maio de 2013 at 10:04

    almôndegas de carne de capivara, que gosto tem será? huhaua

    • Reply
      Mariana
      6 de maio de 2013 at 11:31

      Elisa, é bem parecido com a almôndega tradicional de carne.
      A de capivara estava bem macia e temperada.

  • Reply
    Camila Faria
    6 de maio de 2013 at 13:01

    Queremos eventos incríveis assim aqui no Rio também!!!

  • Reply
    diadebrilho
    6 de maio de 2013 at 13:22

    evento maravilhoso hein?!!
    Curti o post!
    bjokas

  • Reply
    Maria Luiza
    6 de maio de 2013 at 15:39

    Fico com água na boca quando vejo algumas assim, rs. Essa idéia da carne de capivara me deixa com um pé atrás. Não é algo usual, mas se você pensar que é só mais uma carne, tudo bem! rs

    Mas parabéns pela cobertura ao evento, Mari!

    Beijos

  • Reply
    Amanda Soldi
    6 de maio de 2013 at 15:59

    O cara tem razão, cada vez estamos artificializando os sabores e isso é terrivel pois se continuarmos perderemos a essencia real do alimento
    Beijos,

    Amanda

  • Reply
    Agatha S.
    6 de maio de 2013 at 17:04

    Ai que delícia!!! Adoraria ir em um desses eventos gastronômicos! Deve ser uma delícia! Já sou loucas por programas de culinária hahaha Imagina ao vivo? Desbunde rs

    Beeijos!

  • Reply
    Sté
    6 de maio de 2013 at 21:37

    Que bacana esse evento, também sou a favor do alimento artesanal, do prato com o sabor real.

    beijos.

  • Reply
    Bruna Pegoraro
    7 de maio de 2013 at 10:27

    Que legal isso, adoro eventos gastronômicos, uma pena que pra quem mora no interior, isso é mais dificil :(
    Beijos

  • Reply
    Camila
    7 de maio de 2013 at 19:50

    Olhaaaa, uma vez cobri uma edição deles quando trabalhava em jornal!
    É o máximo mesmo, só coisa delícia. Amei as fotos e o post! ;)
    Saudade de comida mineira :(

    Beijo

  • Deixe um comentário