
Foto: Natalia Valle
Já falei aqui sobre a minha aversão a comidas quadradas e como isso reflete em uma sensação de artificialidade. Bom, continuo fiel a este pensamento. Porém, alguns dias atrás em meio a tentativa de fazer um redondíssimo rocambole, acabei com uma forma pequena demais para a massa. A massa, por sua vez, era grossa demais para um rocambole e fofa demais para desperdiçar. Surgiu este quadradinho produzido a partir de um erro. Ele entrou naturalmente para o meu coração, e esta torta para o caderninho de receitas para impressionar as visitas.
Torta de cappuccino
Ingredientes do pão de ló
- 6 ovos médios
- 6 colheres de sopa de farinha de trigo
- 6 colheres de sopa de açúcar
Modo de Preparo
Bata bem os ovos em batedeira, com velocidade alta.
Eles precisam ficar extremamente fofos, com bastante ar e branquinhos. Eles não vão atingir o ponto de clara em neve já que as gemas serão batidas junto, mas o visual vai ser parecido, quase uma nuvem off-white (para ser mais clara e poética).Agora com uma espátula, mexendo lentamente, adicione a farinha de trigo e açúcar.
Unte uma assadeira retangular e enfarinhe abundantemente. Coloque a massa na assadeira, sendo que a massa deverá ter cerca de dois dedos de altura. Leve para forno previamente aquecido e asse por cerca de 20 minutos (ou até dourar bem a superfície).
Ingredientes do recheio
- 500ml de creme de leite fresco batido em chantilly
- 5 colheres de sopa de cappuccino em pó
(Veja algumas sugestões)- 1 colher de sopa de cacau em pó (opcional)
- 180g de chocolate meio amargo
Modo de preparoJunte os ingredientes (com exceção do chocolate) com uma espátula, mexendo lentamente. Tenha certeza de que todo o pó foi absorvido pelo chantilly.
Derreta o chocolate em banho maria
(ou no microondas, parando e mexendo a cada 30 segundos).Corte a massa em quadrados iguais e monte sua torta de cappuccino. Todas as fatias devem receber uma boa pincelada de chocolate derretido nos dois lados, e uma camada de creme de cappuccino em cima. Nós fizemos uma de 3 andares (porque como vocês já sabem, de açúcar, chocolate e café nunca nos cansamos) mas caso queiram, dois andares são suficientes.
8 comentários
diadebrilho
3 de maio de 2013 at 13:51Gente que delicia :O
Adorei a dica!
bjoka
Mirela Lemos
3 de maio de 2013 at 15:36Pão de ló é super fácil de fazer né? Da até gosto só de ver, kkkk. Sem contar que combina com varias recheios e coberturas… Já comeu daquele de limão ? *—* a base é pão de ló, mas se acrescenta limão! ♥
Esse de cappuccino é muito amor, adoro café ai vem um blog super fofo de culinária que tem por ai e me posta uma receita de sobremesa que vai cappuccino! É pra matar todo as criaturas viciadas em doce na fase da terra, kkkk
Beijinhos
Camila Faria
3 de maio de 2013 at 15:56Essa história de comida quadrada é engraçada mesmo… Nunca tinha parado para pensar nisso! Mas essa tortinha – quadrada ou não – fica difícil de recusar! Rs…
Camila
3 de maio de 2013 at 17:28Primeiro que a cara tá uma delícia!
Vou mostrar já pra minha mãe e pedir isso de sobremesa aqui em casa ;)
Beijo
Sté
5 de maio de 2013 at 23:22Hmm fiquei com vontade.
Beijos.
elisamello
6 de maio de 2013 at 10:02Meu Deeeeeeeus que delícia
Bem simples a receita, to morrendo de vontade de fazê-la!
Anna Paula
6 de maio de 2013 at 16:35Meu Deus estou morrenndo aqui, queria tanto uma dessa, aqui, agora na minha mesa kkkk
Gabi
13 de maio de 2013 at 10:36Nossa, deve ser uma delícia.. Minha mãe que iria gostar!
Bj, Gabi.