
Fotos: Flavia Peroba
Ninguém é capaz de lembrar dos seus próprios primeiros passos, certo?
Lembramos vagamente do primeiro dia de ensino fundamental, do primeiro beijo e a primeira vez dirigindo. Mas quantas outras vezes não conseguimos recordar apesar de ter sido tão memorável? Certamente nossas mães lembram daquele momento que deixamos de nos arrastar e passamos a caminhar. A primeira receita também é um momento importante para alguns mas não muito memorável para a maioria.
Este frango foi o primeiro passo de alguém que acompanhei na cozinha. Uma receita que ajudei, ditei ingredientes e selecionei o corte, mas que após alguns itens, a pessoa desbravou o restante da receita com a coragem que lhe pertence. Acho que ela sequer lembra desse primeiro passo, mas o meu orgulho de ver o prato saindo de mãos tão inseguras e se apresentando com tanto sabor e convicção, ficará para sempre na minha memória. Assim como o orgulho de uma mãe pelos passos de seu filho.
Frango assado com mel e mostarda
Ingredientes
- 1kg de sobrecoxa de frango
- 500g de linguiça fina de porco de boa qualidade
cortada grosseiramente- 1/2 xícara de champignon em conserva
- 1/2 cabeça de alho, dentes separados e descascados
- 1 galho de alecrim fresco
- 1/2 xícara de azeite
- 1/3 xícara de vinagre balsâmico
- 1/2 xícara de mel
- 1/2 xícara de mostarda
- sal e pimenta do reino branca a gosto
Modo de preparoColoque o mel, a mostarda, o balsâmico e o azeite em uma garrafa. Tampe e sacuda bem até que forme uma espécie de espuma com os ingredientes. É preciso sacudir com força porque a ideia é incorporar o mel ao azeite, e o óleo tende a fugir de qualquer outro líquido.
Em uma travessa que possa ir ao forno e à mesa, espalhe o restante dos ingredientes de forma harmônica e sem grandes espaços entre eles. Tempere as sobrecoxas com sal e pimenta. Em seguida, regue o molho sobre todos os ingredientes da travessa e cubra com papel alumínio.
Leve ao forno por 40 minutos, retirando o alumínio por mais 15 minutos. Se quiser regar com um pouco mais de azeite após a retirada do alumínio, ele vai auxiliar no tom dourado do frango.
Este frango é um excelente acompanhamento para um purê de batatas simples, ou somente uma bela salada já que os ingredientes são exuberantes por si só.
6 comentários
Lala Ismerim
22 de janeiro de 2014 at 11:50Parece ser uma delícia!!!
Beijo
diadebrilho
22 de janeiro de 2014 at 13:24MY GOD essa foto tá apetitosa demais! Adorei a receita, vou fazer em casa!
bjoka
Juliana
22 de janeiro de 2014 at 18:18Own que meigo!!! Com certeza deve ter ficado uma delícia! E também ficou lindo :)
Beijos!
Camila Faria
22 de janeiro de 2014 at 20:58Vi essa foto mais cedo pelo instagram e quase morri de fome e de vontade!!!
Clarissa Carino
24 de janeiro de 2014 at 13:32Muita cara de estar gostoso pra caramba! *.*
Lidia
27 de janeiro de 2014 at 15:30Ahh eu adoro molho mostarda e mel e comidas agridoce! Deve ter ficado muito bom, ainda mais porque eu amo champignon! Nossa *_*