Cervejaria

Cursos de cerveja

Fotos: Natalia Valle

Brasileiro sempre gostou de cerveja, mas é inegável que a febre aumentou de uns anos para cá. As artesanais ganharam mais espaço, até mesmo com as marcas menores. Com o crescimento do mercado, houve também o aumento de profissões neste setor. Tenho muitos amigos que vivem fazendo cursos de cerveja e especializações na área. Separei aqui alguns indicados por eles para quem também tiver interesse em aprofundar o assunto.

São Paulo
O Instituto da Cerveja é a primeira escola cervejeira do Brasil e oferece aulas em diversas cidades. A novidade é que eles acabam de ganhar uma nova sede em São Paulo com espaço para receber mais alunos. Além de cursos e palestras para entusiastas, há também opções de capacitação e especialização na área e cursos voltados para bares e restaurantes. No site é possível acompanhar o calendário de aulas (as vagas esgotam rápido).

Rio de Janeiro
Alguns integrantes da ACervA Carioca (Associação dos cervejeiros artesanais) oferecem cursos de produção, no site é possível encontrar a lista com os próximos. Esta é uma boa opção para quem quer aprender a fazer cerveja na prática. Um deles é a Confraria do Marquês, o próximo curso será em Março e as inscrições já estão abertas.

O Senac Rio está oferecendo curso de Técnicas para Sommelier de Cervejas na unidade de Copacabana na parte da noite. As aulas começam no próximo dia 25, inscrições abertas. Quem perder este, basta ficar de olho no calendário para os próximos.

Não deixe de acompanhar também a agenda do Gulab, costumamos indicar palestras e workshops voltados para os cervejeiros. Falando nisso, em Março acontece o Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau – saiba mais.

You Might Also Like

5 comentários

  • Reply
    diadebrilho
    14 de fevereiro de 2014 at 13:41

    Que sensacional. Não bebo cerveja mais acho a ideia interessante pra quem está afim de abrir um bar.
    Bjoka

  • Reply
    Flicka
    16 de fevereiro de 2014 at 17:02

    Sabe que aqui em Vancouver (nao sei se no Canada todo) é muito comum fazer a propria cerveja?! Eu nao gosto, mas quem gosta e faz adora!

  • Reply
    Leandro Elias
    16 de fevereiro de 2014 at 22:47

    Esse seu blog, vai me matar qualquer hora. Só delicias

  • Reply
    Renata Truchinski
    17 de fevereiro de 2014 at 6:18

    Pena que só tem tão longe :((
    Beijinhos, Rê

  • Reply
    Pauline
    18 de fevereiro de 2014 at 15:49

    Pena que só tem longe mesmo! Meu namorado ia amar algum aqui no Sul.
    Eu não bebo cerveja tbm, mas curso sobre vinhos eu sei que tem por aqui e tô doida pra fazer :)

    Bjs

  • Deixe um comentário