
Foto: Flavia Peroba
Sempre digo que o brasileiro tem a capacidade de melhorar todas as culinárias, assim como as suas quantidades. O sushi menos doce e com rodízio? Incrível. Pizza com mais queijo e menos massa? Divino. E a carne argentina que saiu da chapa e foi para espeto na brasa? Melhor ainda.
Mas tem uma comida internacional que nunca consegui uma adaptação brasileira à altura da original, seja na forma de serviço ou preparo: a famosa Ribs on the barbie. Nada mais é que uma costelinha de porco cozida com perfeição, na churrasqueira, e com o barbecue mais doce e saboroso que conseguir encontrar. Parece simples, certo? O difícil é encontrar um bom barbecue por essas bandas.
Na busca pelo molho ideal para as costelinhas, uma amiga que mora nos EUA me passou esta receita indicando o preparo para barbecue caseiro. Segui esta, assim como o preparo do porco levemente a brasileira (fervendo antes de assar) e fiquei encantada com o resultado. Se vocês também amam esse prato, e sofrem do mesmo mal de não encontrar o melhor barbecue possível, testem essa receita e talvez se apaixonem por ela.
Eu acompanhei o prato com uma salada de grão de bico com molho de alho porque queria algo mais leve, mas o melhor acompanhamento seria uma batata assada recheada de manteiga e requeijão.
Costelinha com barbecue
(Ribs on the barbie)
Ingredientes
- 1 cebola branca
- 1/2 xícara de vinagre branco
- 1 colher de chá de páprica doce
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 ramo de alecrim (somente as folhas)
- 300 ml de ketchup
- 100 ml de mostarda
- 2 folhas de louro
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de chá de cominho
- 2 kg de costelinhas de porco
Modo de preparo
Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto as costelas.Corte as costelas de forma que fiquem os ossos separados, junte o molho do liquidificador e deixe marinando na geladeira por pelo menos duas horas.
Após o tempo mínimo da marinada, retire as costelas (sem o molho em excesso) e coloque em uma panela de pressão. Cubra com água, tampe e leve ao fogo por 1 hora.
Retire as costelas da panela, espalhe-as sobre uma assadeira e cubra com o molho. Se ele estiver muito grosso e insuficiente, adicione um pouco do líquido do cozimento para deixá-lo mais ralo e em maior quantidade. Leve ao forno para dourar por cerca de 30 minutos.
Salada de grão de bico
Ingredientes
- 400 g de grão de bico cozido
- 200 g de ricota esfarelada
- 1 colher de sopa de alho picado
- 3 colheres de sopa de maionese
- 2 colheres de sopa de parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de creme de cebola
- 200 ml de iogurte natural
- 100 ml de creme de leite
Modo de preparo
Junte o grão de bico com a ricota.
Misture os demais ingredientes e junte ao grão de bico na hora de servir.
8 comentários
Ana Cecília
18 de março de 2014 at 10:24Que receita ma-ra-vi-lho-sa !!!
Lala Ismerim
18 de março de 2014 at 10:52Eu amo costelinhaaaa!
Mas não curto o molho barbecue. Eu sei, sou a única! hehehe…
Beijo
Blog Dona Ingrid
18 de março de 2014 at 11:14Tá ai algo que eu não gosto (na verdade não como porco), mas tenho que aprender a fazer pq o noivo adora!
:)
Camila Faria
18 de março de 2014 at 11:41Curti esse acompanhamento com salada de grão de bico! Achei uma excelente alternativa!!!
diadebrilho
18 de março de 2014 at 13:14Quando vi essa foto no instagram de vocês, pensei: preciso passar no Gulab pra conferir a receita!
Dica ótima!
Bjoka
Naty
18 de março de 2014 at 15:35costelinha com barbecue é muitoooooooo perfeito
uma das minhas duplinhas preferidas <3 hahahaha
beijos
Lidia
18 de março de 2014 at 21:18Pode crer, as adaptações brasileiras são ótimas e os tamanhos também são sensacionais. Não aguento ver nos programas gringos o tamanho dos pratos americanos… ou mesmo os europeus… é tudo 8 ou 80! Não sei se eu ia gostar muito de comer costela com grão de bico, mas é porque eu não gosto muito de grão de bico mesmo, mas a costela com molho docinho <333 é uma delícia!
Stephanie
18 de março de 2014 at 21:39Uhmmmmm, adoro :p
Eu tb gosto de fazer a picanha na panela com barbecue, fica dos deuses!!!
Beijinhos, Té