Brasil Minas Gerais Tiradentes Viagem

Tiradentes: Virada’s do Largo

Fotos: JG

Não são apenas os casarões, construções e ruelas históricas que dão charme a Tiradentes. Ela é também uma das cidades mais descoladas do Brasil, e palco de movimentados festivais como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia. Este último recebe chefs brasileiros e estrangeiros para cozinhar na cidade que possui mais restaurantes estrelados pelo Guia Quatro Rodas do que muitas capitais.

Sempre tive curiosidade de conhecê-la, mas confesso que a quantidade de pessoas que ela recebe durante este festival me desanimou um pouco. Escolhi então o Festival de Fotografia, que aconteceu na semana passada, menos conhecido e em menor proporção que os demais. A cidade é linda, cheia de lojinhas e bares, fácil de andar e sem muitas ladeiras, me lembrou uma mistura de Paraty com Campos de Jordão (mas sem o clima de “cenário”).

Para começar, seguimos a dica da minha mãe (que é mineira) e fomos almoçar no restaurante Virada’s do Largo (conhecido também como restaurante da Beth). O local é um amplo casarão, confortável, com ladrilhos coloridos e linguiças expostas próximas a cozinha. As linguiças são servidas também na Academia da Cachaça, no Rio.

Todos os pratos típicos mineiros estão lá: feijão tropeiro, frango ao molho pargo, leitão e por aí vai. Escolhemos o Sereno da Serra, feito de carne serenada (processo que deixa a carne em maturação por horas) e mandioca frita. A carne estava bem passada e muito suculenta. Provamos também os famosos bolinhos de abóbora com carne seca e catupiry, que são sequinhos e deliciosos – fazendo jus a fama.

De sobremesa recomendamos o Cheique Espir – sorvete de queijo com goiabada derretida, uma delícia. Se você é do Rio e não pretende visitar Tiradentes nos próximos meses, anota aí: a Beth (simpática proprietária e chef da casa, a quem tivemos a oportunidade de conhecer) vai cozinhar no Esch Café no Leblon nos dias 16 e 17 de Abril. Ótima oportunidade para comer uma comida mineira deliciosa!

Depois ainda passamos no famoso Chico Doceiro, um senhor que prepara doce de leite, cocada, cajuzinho, doce de banana entre outras delícias, em sua loja desde 1965. Ele simplesmente faz o melhor canudinho de doce de leite do mundo: fresquinho, crocante e impossível comer 5 só, rs. E o melhor: tem kit viagem para levar para casa.

Virada’s do largo
Rua do Moinho, 180
Centro, Tiradentes
www.viradasdolargo.com.br

Chico Doceiro
Rua Francisco Pereira Morais, 74
Tiradentes – MG

You Might Also Like

6 comentários

  • Reply
    Lala Ismerim
    1 de abril de 2014 at 20:53

    Eu amo minas mas ainda não tive oportunidade de conhecer Tiradentes.
    Não sou fã de abóbora mas achei esse bolinho com uma carinha tão boa que provaria.
    Beijo

  • Reply
    Amanda Schuler
    1 de abril de 2014 at 22:53

    Genteee! *o*
    Adorei, bem brasileiro…
    Beijocas

  • Reply
    Lidia
    1 de abril de 2014 at 23:51

    Ahh que delícia! Ultimamente eu tenho curtido comer mais coisas fritas, apesar de que me faz um pouco mal se eu comer demais… mas esses bolinhos de abóbora (AMO abóbora!)… e o sorvete com goiabada derretida fizeram meu estômago apertar até de vontade!! <333 ahahah

  • Reply
    Camila Faria
    2 de abril de 2014 at 10:24

    Sou louca pra conhecer Tiradentes! Agora já tenho dois endereços certos para conhecer!!!

  • Reply
    Ana Cecília
    2 de abril de 2014 at 15:27

    Que saudades da minha terra, entre as serras!
    Do lugar onde eu nasci!

  • Reply
    kiri
    11 de abril de 2014 at 10:03

    hummmm delicia! quero bolinho!

  • Deixe um comentário