Entrevistas

Entrevista: Café Toledo

Fotos: Natalia Valle

Quem acompanha o Gulab, sabe o quanto nossa equipe adora um bom café. Recentemente, recebemos amostras do Café Toledo, um dos cafés brasileiros mais tradicionais no mercado, e o sabor nos conquistou. Aproveitamos para conhecer um pouco mais sobre a marca em uma conversa com a Juliana Toledo, consultora de marketing da empresa.

O consumo de café gourmet tem aumentado consideravelmente no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais, ele cresce entorno de 15% ao ano, enquanto o consumo de café tradicional no país cresce apenas 3%. O café gourmet é considerado especial, pois o seu diferencial está não só nos grãos, mas também na qualidade da produção. Ele também é o carro-chefe do Café Toledo:

“Fomos pioneiros em lançar o café gourmet no mercado interno, até então pouco conhecido. Realizamos o controle de qualidade desde a compra até o produto final, englobando as seguintes etapas: elaboração de blend, produção, acompanhamento da torra e manutenção do padrão de qualidade”, disse Juliana, em entrevista ao Gulab.

O sabor é de fato bem diferente do café tradicional, e o aroma é contagiante. Este café é feito com o grão do tipo arábica, reconhecido por ser de melhor qualidade. Além de ter menos cafeína e ser menos robusto, a sua complexidade genética possibilita a percepção de vários atributos sensoriais como aroma, bebida, corpo e acidez.

“O blend do nosso café é composto por grãos 100% da espécie arábica, isento de defeitos P.V.A (preto, verde e ardido), com torra adequada para manter os nutrientes deste fruto”, explicou Toledo. O defeito P.V.A, no caso preto, está relacionado à fermentação, o que prejudica o seu aspecto. Já o verde, está ligado à colheita, quando o grão não está maduro. E o ardido é quando a colheita é feita com atraso e o grão fica mais tempo em contato com o chão.

O Café Toledo atende grandes clientes no Brasil como o Pão de Açúcar, que foi o primeiro parceiro a colocar o produto gourmet nas prateleiras, Walmart, além dos estabelecimentos Ponteio Grill e Los Ticos Palateros, ambos em São Paulo. Para quem é do Rio de Janeiro, pode encontrar o produto também no Makro Specialle, Torta & Cia, Macaro Doces e Salgados, Café e Lanchonete Petrópolis. O mercado está em crescimento e a tendência dos negócios do Café Toledo é expandir, tanto que já atenderam clientes no Japão e Dinamarca.

“O diferencial da nossa marca se deve ao prazer proporcionado em cada xícara de café servida, decorrente da manutenção da qualidade do produto e do atendimento, além da atenção e das informações transmitidas nos cursos que oferecemos exclusivamente aos nossos clientes”,
disse Toledo.

Para quem ama café como a gente, está mais do que recomendado. E se você também ficou com vontade, não faltam receitas com expresso gourmet aqui no blog. Algumas das nossas preferidas: Crème brûlèe de café, Drink de café com uísque e Café gelado com brigadeiro e sorvete.

You Might Also Like

13 comentários

  • Reply
    Gislene
    1 de julho de 2014 at 9:06

    cidade grande é outra coisa né, tantas opções… aqui no interior, café bom é o que a gente faz mesmo hahahahha

    bjo bjo
    Tips4You

  • Reply
    Georgia
    1 de julho de 2014 at 10:32

    que delícia, vou comprar para provar ;-)

  • Reply
    Lala Ismerim
    1 de julho de 2014 at 10:32

    Eu amo café!
    Mas nunca provei esse. Infelizmente por aqui é difícil achar café gourmet.
    Beijo

  • Reply
    Lívia Alli
    1 de julho de 2014 at 11:42

    nossa, eu que adoro um bom café adorei o post ;)
    boa terça-feira

  • Reply
    Simone
    1 de julho de 2014 at 12:07

    Esse café realmente é muito especial…. Ha anos sou fã!!

  • Reply
    Camila Faria
    1 de julho de 2014 at 12:34

    Eu sou louca por café e achava que não conhecia o Café Toledo… até você dizer que o café servido na Torta & Cia é deles. Tomo café direto por lá e AMO. Então já era fã da marca e não sabia. Vou procurar a marca no supermercado, quero tomar em casa também!

  • Reply
    diadebrilho
    1 de julho de 2014 at 13:18

    Sou viciada em café, fiquei com vontade de experimentar, viu?!
    bjokas

  • Reply
    Carla Antoni | Um Doce Dia
    1 de julho de 2014 at 13:58

    Eu não sou muito “chegada” em tomar café, não tenho esse costume, por isso não consigo tomar puro, mas amo o cheiro e adoro usá-lo nas preparações, principalmente em sobremesas cremosas. Já o meu marido ama, e por conta disso em casa sempre tem um cafézinho.

    :**

  • Reply
    Brigadeiros e Barcelona
    1 de julho de 2014 at 23:13

    Delícia!
    Sabe que eu não ligava para café e hoje sou viciada?
    Não consigo passar um dia sem algumas xícaras!
    Bjs

  • Reply
    Amanda Schuler
    2 de julho de 2014 at 0:44

    Não há nada melhor para o corpo e para a alma como um belo café!
    ótima entrevista, muito bacana!
    um beijão

    Amanda

  • Reply
    Luana
    2 de julho de 2014 at 9:26

    Fiquei com vontade! Sem dúvida vou experimentar!! =D

  • Reply
    Carlinha Tito
    2 de julho de 2014 at 16:48

    Hum… Fiquei com vontade de experimentar!!!

    Bjos

  • Deixe um comentário