
Fotos: Natalia Valle
Acho que sou uma das poucas pessoas no mundo que prefere uma boa carne de segunda a qualquer filé mignon que apareça. O filé mignon é uma carne magra, sem nervos, que com um bom corte, sal e pimenta já torna-se um excelente prato. Mas preparar uma fraldinha, rabada ou peito é assunto para quem leva a cozinha a sério.
Um dos meus pratos preferidos é a brasileiríssima rabada. Fazer com que o rabo do boi, com toda sua cartilagem e nervos, fique saboroso e macio é tarefa árdua e eu dou extremo valor a quem o faz bem. Ainda não me atrevi a preparar uma rabada, mas numa manhã dessas tomei coragem e temperei daqui, marinei dali e preparei um peito de boi para amante de filé mignon nenhum botar defeito. Cozido quase em um barbecue caseiro acompanhado de um simples arroz com brie e damasco, se mostrou um prato muito saboroso e de qualidade.

Se você ainda não domou essas carnes, tente esta receita. E se também não domou a panela de pressão, basta cozinhar pelo dobro do tempo, ou um pouco mais, em uma panela funda comum. Cuidado para não secar o líquido, adicione água. E para os amantes de pratos mais magros, retire o queijo do arroz e você terá uma ótima opção.
Peito de boi
Ingredientes
- 1,5kg de peito de boi limpo
- 2 cebolas roxas em tiras largas
- 1/2 xícara de ketchup
- 1/4 de açúcar mascavo
- 4 colheres de sopa de mostarda amarela
- 1 cubo de caldo de legumes
- sal e pimenta-do-reino
- 1 colher de sopa de oregano
- 1 colher de sopa de manjericao desidratado
- 1 ramo de alecrim
Modo de preparo
Junte todos os ingredientes, exceto o sal,
e deixe por pelo menos 2 horas na geladeira marinando.Após este período, coloque em uma panela de pressão,
cubra com água, adicione o sal e leve para o fogo.
Depois que pegar pressão, deixe cozinhar por 1 hora pelo menos,
para que a carne fique bastante macia.
Arroz de grãos com brie e damasco
Ingredientes
- 500g de arroz multigrãos (o meu preferido é o 7 grãos
da Uncle Ben’s, com arroz selvagem)- 1/2 cebola picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- 200g de brie cortado em cubos pequenos
- 100g de damasco cortado em cubos
- Sal a gosto
Modo de preparo
Refogue a cebola no azeite e adicione o arroz (não precisa lavar).
Quando o arroz estiver bem refogado, complete a quantidade de água fervendo recomendada pela embalagem e coloque o sal. Preste bastante atenção nas instruções da embalagem, uma vez que cada grão que for usado pode variar a quantidade de água.Quando o arroz estiver completamente cozido,
adicione o damasco, o brie e mexa bem com o fogo já apagado.O arroz selvagem não deve ficar macio, somente levemente tenro,
ele vai servir para dar uma crocrância ao prato.
7 comentários
Carla Antoni | Um Doce Dia
24 de julho de 2014 at 19:30Não é só você, não. Eu prefiro mil vezes qualquer outro corte do que filé mignon, pois apesar dele ser realmente últra macio, eu o considero uma carne muito sutil, sem aquele saborzão delicioso que uma carne de segunda tem, principalmente quando essa carne é preparada tão bem. E essa sua receita parece ser bem assim. :D Água na boca!
:**
Carlinha Tito
24 de julho de 2014 at 21:44Que delícia, acho o peito muito saboroso…
Bjos
Amanda Schuler
24 de julho de 2014 at 23:27Ahhhh que delícia. Almoço perfeito pra amanhã. Eu sou apaixonada por todos os tipos de arroz. Pra mim é o acompanhamento perfeito pra tudo..
Beijocas
Georgia
25 de julho de 2014 at 10:32como pessoa ogra que sou, amo um contra filé. De tanto fazer, desenvolvi até meu próprio tempero, hahaha! fica divino :)
Também adoro esses pratos que você comentou, quando bem preparados.
Amei a receita, além da carne ter uma cara super apetitosa, o arroz também parece ser uma delícia!
Bruna
27 de julho de 2014 at 21:43Ai, que lindo! Adorei essa receita… a ideia do damasco com brie e arroz de grãos é muito boa! Beijos
Lala Ismerim
28 de julho de 2014 at 11:08Eu simplesmente AMO rabada! hehehe… É minha carne favorita, junto com o charque. Mas nunca comi peito de boi.
Gostei dessa receita e a comida está com uma cara ótima!
Beijo
Bruna Rubin
6 de agosto de 2014 at 6:18“Carnes de segunda”quando bem preparadas ganham facil de qq filé mignon!! Tem um livro do Jamie Oliver que ele prepara varias receitas com peito bovino!!! Beijos