
Fotos: Natalia Valle
O Rio acabou de ganhar um bar muito foda, difícil encontrar outra palavra para descrever o Caverna, desculpa. Uma amiga viu o conceito e avisou que eu iria amar, outra já conhecia a casa e disse “tem que colocar no Gulab!”, então chamei as duas e fui conferir. Para a minha alegria, não é modinha da boca pra fora como acontece com frequência no Rio, o lugar é bom mesmo. Sabe quando você se sente em casa e vai embora 100% satisfeita, com sorriso no rosto? O bar abriu mês passado, em Botafogo, com ambiente acolhedor, equipe atenciosa, cardápio criativo e trilha sonora com o melhor do rock (tocou Rise Against, sem mais). A casa anda concorridíssima, então chegue cedo para fugir da fila.

Se você for com um número pequeno de pessoas que nem eu, recomendo ficar no balcão. Os bartenders são super atenciosos e descontraídos e ainda criam um drink especial para você, caso não queira nenhum do cardápio. Quem nos atendeu foi o Jonathan, procure por ele que o cara dá um show. Aliás, detalhe para o cardápio de drinks lindinho e os dizeres na identidade visual do bar, dá para ver que todo o projeto foi pensado com carinho.

Se ficar em dúvida de qual drink pedir (e acredite, você vai ficar), nosso preferido foi o Pornstar, um dos drinks mais gostosos que tomei nos últimos tempos. Leva vodka absolut vanilla, maracujá, espumante e crustado com açúcar de pimenta e baunilha. Também recomendamos o Apple Jack (Jack Daniel’s, suco de maçã e limão e xarope artesanal de canela) e o Red Punch (vodka, frutas vermelhas e água gaseificada), ambos deliciosos.

Mas se você preferir cerveja, eles oferecem chopps artesanais feitos pelo mestre cervejeiro (um dos donos do bar). Provamos o Vertigem IPA e aprovamos. Para petiscar, há opções de tapas, bowls e sanduíches. O nosso preferido foi o Falafel (bolinhas de grão de bico no pão árabe, coalhada e relish de beterrada), excelente e bem temperado. O mix de raízes que acompanha os sanduíches são batatas rústicas e variadas (doce, baroa e normal).

Provamos também a Costela na Cerva (costela de boi desfiada, braseada na cerveja escura e pães do Caverna, que são feitos por lá mesmo) e as Mini almôndegas com farofinha de bacon e molho de tomate picante que estavam deliciosas (nossa única crítica é que a quantidade deste aperitivo é bem tímida…merecia um pouco mais).

Os hamburgúeres e sobremesas variam, bom que assim sempre tem novidade. No sábado foi a vez da Torta rústica de maçã com cardamomo e chantilly de Jack Daniel’s que é sensacional, vontade de repetir três dela.

Voltarei outras vezes, sem dúvida. Quanto ao som, se você não gosta de rock, não precisa se preocurar: o volume é tranquilo, alto o suficiente para cantarolar junto e baixo o suficiente para conversar. Vida longa ao Espaço Caverna!
Espaço Caverna
Rua Assis Bueno, 26
Botafogo, Rio de Janeiro
espacocaverna.com
12 comentários
Lala Ismerim
8 de setembro de 2014 at 12:23Uau! Que lugar maravilhoso!
Já me ganhou em uma das primeiras fotos com a frase: Pessoas que amam comer são sempre as melhores pessoas! *-*
Beijo
Fê Gonçalves
8 de setembro de 2014 at 14:51Pela sua descrição e fotos do Caverna parece ser muito interessante e delicioso. O Gulab será um guia para mim quando for ao Rio de Janeiro <3. Boa semana! Beijos
Luana
8 de setembro de 2014 at 15:34Adorei o sanduíche de falafel!! É o único lugar que conheço que tem!!
Luana
8 de setembro de 2014 at 15:35E ainda quero ir numa segunda conferir os especiais do Segunda sem carne! =p
Karyne
8 de setembro de 2014 at 17:24Eu sempre fico com vontade de comer batatas quando vejo fotos delas hahahahah
Parece ser um lugar cheio de coisas delícias!
Ana Paula Andrade
8 de setembro de 2014 at 17:33Nat do céu que espetáculo, quantas delícias, bjs e uma super semana, Ana ♥…
Lívia Alli
9 de setembro de 2014 at 6:52adorei o espaço, os drinks e to babando nessa torta rustica. com certeza pessoas que adoram comer sao sempre as melhores pessoas XD
Patricia
9 de setembro de 2014 at 10:57Acabei de voltar do rio! Se soubesse dessa maravilha de lugar teria ido! Preciso voltar logo, auhaihia.
:*
Patricia
9 de setembro de 2014 at 10:58“pessoas que amam comer são sempre as melhores pessoas”: fato
Anne
12 de setembro de 2014 at 13:56Pela sua descrição e pelas fotos que ilustram o post deu pra ver que é um lugar ótimo!
Morri com as fotos dos drinks!
E essa coisa de acertar o volume do som parece tão simples, por que todo mundo não segue isso?
Beijo
Gabriela
12 de setembro de 2014 at 16:03Com certeza está na minha lista de próximos lugares a conhecer ;)
Isabela Bastos
15 de setembro de 2014 at 20:52Hmmmm. Botafogo está cada vez melhor :) Abriu o apetite este post