Brasil Cervejaria Região Serrana Rio de Janeiro Viagem

Petrópolis: Bauernfest

Fotos: Natalia Valle

Quem acompanha o Gulab no instagram viu que marcamos presença na Bauernfest, festa alemã com atrações e comidas típicas. A festa do colono alemão acontece todo ano em Petrópolis, desde 1989, nos arredores do Palácio de Cristal. Estivemos na abertura dessa edição, que acaba no próximo domingo. O clima da festa é muito bom e as comidas são deliciosas. Se você está pensando em curtir a Bauernfest 2015 ou se programar para as próximas edições, aí vão algumas dicas para aproveitar a festa ao máximo:

Chegue cedo e vá embora cedo
A festa fica mais conhecida a cada ano que passa, atraindo um público muito grande. Achei que o espaço não foi suficiente, chega uma hora que fica complicado ir de uma barraca a outra. Quanto mais tarde, mais gente. Se você quiser evitar a multidão, vá embora antes das 17h. Independente do horário, prepare-se para enfrentar filas.

Leve dinheiro
Sabe aquele esquema de festa junina? É mais ou menos o mesmo, a maioria das barraquinhas não aceita cartão. As poucas que aceitam, organizam duas filas: uma para cartão e outra para dinheiro, a de dinheiro geralmente vai bem mais rápido então vá preparado. No geral achei os preços bons e honestos. A entrada é gratuita.

Cerveja Cidade Imperial
A maioria dos lugares oferece Bohemia, patrocinadora oficial do evento. Se quiser variar, tem a barraca da Cidade Imperial com 3 tipos de chope: Pilsen, Helles e Dunkel. Esse ano eles ainda prepararam uma cerveja especial para a festa, a Weizenbock foi feita com cinco tipos de malte, boa pedida para quem curte as amargas. Se você ainda não conhece as cervejas da marca, recomendo aproveitar a oportunidade e experimentar.

Almoço no Berna
A comida do Berna é a mais famosa, não deixe de provar pelo menos uma das opções. Recomendo o croquete de calabresa apimentado (comi três porções, de tão bom) e o joelho de porco servido com batata e chucrute.

Sobremesa na Willemsem
A barraca da confeitaria Willemsem oferece os melhores doces da festa. Desde tortas caprichadas até docinhos menores. Provei o tão falado bombom de morango, o favorito de uma amiga que frequenta a festa há anos, e é mesmo isso tudo. Coisa mais maravilhosa, grande, doce na medida certa e super cremoso por dentro. Eu gostei tanto que pretendo visitar a confeitaria na próxima ida a Petrópolis (há duas lojas na cidade).

Chocolate quente para esquentar
O Choconhaque é famosíssimo na Bauernfest, mas eu recomendo mesmo é o Chocointreau (chocolate quente com licor de laranja), maravilhoso. Há outras opções além do licor e do conhaque. Independente da que escolher, peça a dosagem de sua preferência, caso contrário será qualquer uma. No nosso grupo alguns vieram super fracos e outros fortes em excesso. Na mesma barraca vende um fondue de morango que também vale a pena provar.

Não subestime o frio
Por ser no estado do Rio, há quem pense que vai pegar aquele frio de meia tigela que estamos acostumados por aqui. Não se engane, acredite: você vai precisar de luva e gorro. Depois que o sol cai, a temperatura também cai consideravelmente. Além disso, a festa é ao ar livre então vá preparado. Para vocês terem uma ideia, no sábado fez 8 graus. Levei até roupa térmica que foi o que me salvou já que sou bem friorenta.

Kit banheiro
Os banheiros são químicos, pavor da mulherada, então recomendo levar um kit banheiro porque não terá papel ou como lavar as mãos. Há duas opções de banheiros limpinhos, porém ambas possuem filas enormes (papo de meia hora, visualiza). O primeiro banheiro normal fica no subterrâneo, atrás do Palácio de Cristal, e o segundo fica na fábrica da Cervejaria Bohemia.

+ Informações: bauernfest.allenweb.com.br

You Might Also Like

4 comentários

  • Reply
    Kiri
    29 de junho de 2015 at 15:41

    Gostei muito das comidas ! Mas também achei que tinha muita fila !

  • Reply
    Patricia Leardine
    29 de junho de 2015 at 20:35

    Desconhecia o festival. Espero um dia conhecer a cidade, mas longe das datas mais movimentadas. Acredito que deve ser linda, sem falar da boa comida.

  • Reply
    priscilla barreto
    30 de junho de 2015 at 11:30

    Não conhecia esse festival, e dizem que Petropolis e uma cidade super bonita e muito aconchegante preciso conhecer!

    Quanto as comidas e afins tudo parece uma delicia e a festa pra lá de animada adoro comemorações assim ao ar livre, com comidinhas fresca…. música!

    Bjs,
    Pri

  • Reply
    Clay
    30 de junho de 2015 at 19:17

    Quanto tempo que eu não como croquete *_*
    fiquei com vontade

  • Deixe um comentário