Casa & Decoração Publicidade

5 dicas para cozinhas pequenas

Foto: Arquilab / Homify

Eu ando sonhando com a mudança de apartamento, mas enquanto ela não chega faço planos e me organizo para a próxima fase. Devo confessar que tirando a ansiedade, essa parte é muito gostosa! Uma coisa é certa: a nova cozinha será pequena e prática. Com o espaço bem limitado, é importante planejar para aproveitá-lo da melhor maneira possível. Entre pesquisas para o novo cantinho, fui reunindo algumas ideias e inspirações. Se você está na mesma situação, aí vão 5 dicas para decorar cozinhas pequenas:

01. Menos é mais
Antes de tudo, reavalie se você precisa mesmo de todos aqueles utensílios e louças. Tenha apenas o suficiente e essencial, principalmente morando sozinho. Você tem utensílios que não usa com frequência? Há realmente necessidade de mantê-los? Ao montar uma cozinha pequena, muitas coisas tornam-se um “luxo” desnecessário.

Foto: Ruta Arquitetura e Urbanismo / Homify

02. Armários transparentes
A ideia é dar a sensação de um espaço maior, por isso dê preferência para portas transparentes nos armários superiores ao invés das sólidas. O material fosco é uma opção linda para quem não quer mostrar demais. Além de tirar aquela vibe apertada, acaba sendo mais rápido encontrar o que você procura. Fora que também obriga as bagunceiras de plantão (oi!) a manter tudo organizado, afinal fica visível.

03. Ilha com rodinhas
Ilha com rodinhas é uma vantagem para o movimento da cozinha pequena, podendo fazer uso de acordo com a sua necessidade, além de ajudar na organização. Quando não estiver em uso, pode até se transformar em um mini bar para a sala ao receber os amigos. Uma forma de economizar é reformar uma cômoda antiga e adicionar as rodas. Já falei das ilhas para cozinha aqui no blog, lembram?

Foto: Masutti Copat / Homify

04. Aproveite o espaço das paredes
Cozinha pequena não tem jeito, você vai ter que investir em prateleiras ou nichos se quiser ganhar mais espaço. Deixe à mão o que você mais utiliza: temperos e especiarias, potes, bowls, entre outros. Gostei bastante dessa ideia para o escorredor. Bem organizado e criativo, né?

05. Ganchos adesivos no interior das portas
Eu dou preferência para as portas de correr nos armários inferiores para economizar espaço. Caso não seja possível, já que elas estão ali, aproveite para pendurar os utensílios e objetos, ampliando a acomodação do armário. O gancho adesivo é uma solução prática e barata.

Foto: Bloom Arquitetura e Design / Homify

+ Inspirações
As imagens que ilustram o post são do site de decoração e design de interiores Homify, achei muita coisa bacana por lá. Fica a dica para quem está montando ou redecorando a casa. O site reúne projetos de profissionais da área, divididos por cômodos. A seção de cozinhas é cheia de inspirações lindas!

You Might Also Like

9 comentários

  • Reply
    Renata
    1 de setembro de 2015 at 7:13

    Adorei as dicas!
    Principalmente ilha com rodinhas <3 hehhee
    beijinhos, Rê

  • Reply
    Lala Ismerim
    1 de setembro de 2015 at 10:20

    Aproveitar as paredes é muito importante mesmo! E uma ilha com rodinhas é algo maravilhoso mas que quase ninguém faz né?!
    Adorei as dicas.
    Beijo

  • Reply
    Bianca
    1 de setembro de 2015 at 10:26

    Adorei demais as dicas, principalmente a da ilha com rodinhas.
    Todo mundo reclama de cozinha pequena de apartamento, mas sabe que eu gosto? Acho que me acostumei e agora fico mesmo é perdida com um cômodo muito grande.
    A dica para usar as paredes também é muito boa. Praticidade é muito importante.

    Beijos,
    Bi.

  • Reply
    Clay
    1 de setembro de 2015 at 11:14

    Aproveitar ao máximo as paredes!!!!
    Tentando aplicar a técnica do menos é mais, como faz? hahahhaa

    Beijos

  • Reply
    Fê Gonçalves
    1 de setembro de 2015 at 17:40

    Gente, que cozinha linda, moderna, clean e objetiva, do jeito que gosto!! Amei a ideia do suporte na parede como colocar os temperos, escorredor e outros objetos de uso frequente. Muito bom, Nati!! Um beijo

  • Reply
    Samandra
    3 de setembro de 2015 at 1:38

    Amarelo tem meu coração. Tudo lindo!

  • Reply
    Joyce
    8 de setembro de 2015 at 23:02

    Esse será o caso da minha cozinha (se os móveis um dia chegarem, tá demorando demais =/)
    Amei os exemplos…
    Só morro de medo da minha desorganização hehehe
    =*

  • Reply
    Carla Antoni | Um Doce Dia
    14 de setembro de 2015 at 10:30

    Pra mim o que mais funciona são as prateleiras nas paredes, mudei pra casa nova em Março e também tinha o “problema” da cozinha pequena, mas na verdade não acho problema nenhum, fiz um balcão ilha dividindo a sala e amei o resultado :D (aqui não estava totalmente pronta, mas dá pra ter uma ideia)

    :**

    • Reply
      Natalia
      14 de setembro de 2015 at 15:12

      Amei, Carla, ficou linda! De muito bom gosto.
      Adorei os livros decorando também :)

    Deixe um comentário