Brasil Rio Grande do Sul Viagem

Gramado & Canela: fondue e massas na Serra Gaúcha

Fotos: JG

Gramado tornou-se um dos mais famosos destinos turísticos do sul do Brasil e da Serra Gaúcha, o que é bom por um lado com cada vez mais atrações, lojas e estrutura, mas ruim por outro já que inflacionou os preços e gerou o aparecimento dos temidos restaurantes tourist trap. A cidade é mais interessante para famílias com crianças (com opções de parques, museus e lojas voltadas para os pequenos), mas se você for sozinho, em casal ou com amigos há também boas surpresas. As opções de restaurantes são muitas, a maioria deles bem caros até mesmo quando comparados com os do Rio de Janeiro, por isso vale a pena seguir uma dica: cupons.

Confesso não ser tão fã dos sites de compras coletivas, mas hoje esta fonte de descontos aliada aos aplicativos de viagem como o Trip Advisor podem fazer uma grande diferença e sem traumas. Na primeira noite fomos ao restaurante Chateau dos Platanos (especializado em fondue), munidos de nosso desconto. O rodízio inclui o fondue de queijo, o de carne (feito na pedra) e o de chocolate. A experiência foi um sucesso: todos os elementos estavam frescos e saborosos, variedade grande de acompanhamento, serviço rápido e redondo, e um ambiente intimista e prazeroso. O único porém é o preço dos vinhos que se mostrou bem salgado, por isso a dica é beber pouco no restaurante e quem sabe emendar com algumas garrafas na pousada.

Em nossa segunda noite, conhecemos um restaurante novo chamado Serramanna (ele fica um pouco escondido mas vale a insistência). A região tem uma grande tradição italiana e neste caso o chef Aldo é mesmo natural do país e veio morar em Canela recentemente. A entrada e o prato estavam deliciosos mesmo a massa não sendo artesanal, infelizmente a casa ainda não conta com produção própria (reconhecemos a massa italiana do mercado na primeira garfada). Apesar disso, os garçons e o chef são extremamente cuidadosos, fazem questão de ir à mesa conversar, contar a história do restaurante, deixar os clientes bem a vontade e até servir um gostoso limoncello como aperitivo, detalhes que fizeram toda a diferença estendendo o vinho com a boa conversa.

Chateau dos Platanos – Rua João Alfredo Schneider, 607 – Planalto, Gramado
Serramanna – Av. Ernani Kroef Fleck (em frente ao mundo a vapor), Canela

You Might Also Like

2 comentários

  • Reply
    Clarissa Carino
    27 de outubro de 2015 at 12:28

    Curioso, eu viajei recentemente para Gramado/Canela e não achei os preços dos restaurantes mais caros que aqui no Rio não… pelo contrário! Comemos bem e sem gastar mais do que costumamos gastar por aqui…

    • Reply
      JG
      27 de outubro de 2015 at 22:22

      Oi Clarissa,
      achamos os preços salgados comparando com a última vez que estivemos em Gramado. A primeira parada da viagem foi em Bento Gonçalves e por ser uma cidade pequena esperávamos pagar um pouco menos, mas sempre existem opções boas e baratas, ou estratégias como os cupons! Vale mesmo sempre a pesquisa, né? Bjos

    Deixe um comentário