Europa Holanda Viagem

Amsterdam: Foam Museum e a famosa torta do Winkel

Fotos: Natalia Valle

Amsterdam é uma cidade cheia de museus, por lá tem museu de quase tudo que você possa imaginar. Ok, talvez eu esteja exagerando, mas é mais ou menos isso. Se você está planejando conhecer a cidade, tenho certeza que já listou os principais para visitar, então não vou chover no molhado. Minha dica é de um menos procurado que vale demais a visita, principalmente se você gosta de fotografia, falo do Foam Fotografiemuseum.

O Foam costuma abrigar quatro exposições fotográficas por vez. Na ocasião, a principal delas era a Magnum Contact Sheets (exposição com os negativos de fotos históricas da mais importante agência de fotografia do mundo). Ao todo são 60 folhas de contato dos anos 30 até a atualidade. Robert Capa, Cartier-Bresson, Elliott Erwitt são alguns dos fotógrafos. Básico, né? Fiquei muito feliz de conseguir conferir (peguei nas últimas semanas) e foi super interessante ver os minutos antes e depois de fotos tão importantes para a história.

Você entende o motivo que levou cada fotógrafo a escolher determinada imagem. Além de ser uma exposição inspiradora, é também um baita exercício para o olhar. Infelizmente não pode tirar foto lá dentro! O ingresso custa 10 euros e no site você pode acompanhar quais exposições estarão em cartaz no período da sua viagem.

De lá fomos para Jordaan, um bairro mais afastado e bem tranquilo para passear e fotografar. Como eu sabia que iria caminhar bastante, aproveitei para usar a bota de cano curto que a Yoins enviou em parceria para a eurotrip. Além de linda e bem quentinha para o frio, ela é muito confortável e possui parte elástica na lateral – achei um ponto importante já que não machuca ou aperta no tornozelo durante as andanças. Foi uma ótima companheira!

O motivo da nossa visita a Jordaan foi a torta de maçã mais famosa de Amsterdam, dica de uma amiga que já conhecia (e também da internet inteira). Eu estava curiosa para ver se era isso tudo mesmo. O Winkel é um café super fofo, com atendimento simpático, mesas na parte interna e externa, e muito procurado tanto por turistas quanto por locais. Há opções de salgados e sanduíches mas o ponto forte é mesmo a torta de maçã.

Vale a pena? Sim, vale cada centavo. É a melhor torta de Amsterdam? Não sei dizer porque não provei outras na cidade, mas não duvido muito, é realmente bem gostosa. A fatia é bem servida (custa apenas 4 euros), doce na medida certa, molhadinha e com um creme chantilly tão gostoso quanto a própria torta. Aí você entende porque ela é o único doce do cardápio, convenhamos que não precisa de outro. Basta olhar ao redor, todos os locais pedem a estrela. É um ponto clichê no seu roteiro? É sim, mas você precisa provar.

Foam Fotografiemuseum
Keizersgracht 609
Amsterdam, Holanda
www.foam.org

Winkel
Noordermarkt 43
Amsterdam, Holanda
www.winkel43.nl

You Might Also Like

8 comentários

  • Reply
    Bel
    21 de dezembro de 2015 at 11:19

    Que torta de maçã linda! Amei! Já ouvi e li que Amsterdam tem muitos museus. Pra mim seria uma delícia porque amo museus. E queria muito ver essa exposição da Magnum, super admiro vários desses fotógrafos como o Capa e o Bresson.

  • Reply
    Fê Gonçalves
    21 de dezembro de 2015 at 11:22

    Tenho muita vontade de conhecer Amsterdam, sempre vejo paisagens incríveis, fico encantada só de ver as imagens, imagine lá?! Adorei as dicas!! Um beijo

  • Reply
    Camila Faria
    21 de dezembro de 2015 at 12:25

    Engraçado que em várias cidades da Holanda tem esse lance de “a melhor torta de maçã da Holanda”. Acho que é pra gente se sentir na obrigação de experimentar todas, né? Hahaha! Eu super caí na armadilha de turista e comi em vários lugares, inclusive na Winkel.

  • Reply
    Clara Fagundes
    21 de dezembro de 2015 at 12:56

    Tô DESMAIADA com essa bota linda. Quanto à cidade, me sinto meio mal amada toda vez que vejo o post de alguém que amou Amsterdam porque eu fui e só queria voltar pra “casa” (Londres, na época). Talvez tenha sido bem injusta, eu sei disso, mas é que tava TÃO FRIO que não eu não conseguia viver.

  • Reply
    Livia
    21 de dezembro de 2015 at 13:20

    ai que delicia de torta!! estive em amsterda recentemente e comi bastante torta, que pena que nao comi exatamente essa!

  • Reply
    Wanessa
    21 de dezembro de 2015 at 15:13

    essas paisagens são tão lindas!! Amsterdam está nos sonhos aqui, só falta realizar :)
    bjoka

  • Reply
    Brigadeiros e Barcelona
    21 de dezembro de 2015 at 18:32

    Que deícia ver seu post sobre Amsterdam! To doida pra ir! É engraçado que a gente acha que morando na Europa vai viajar mais, mas começa a postergar as viagens do mesmo jeito hehe #fail

    Bjss!!!

  • Reply
    Adriana Leandro
    21 de dezembro de 2015 at 22:25

    Muito linda essa bota. E claro fiquei com vontade de comer essa torta. Bjus!

  • Deixe um comentário