Europa Holanda Viagem

Amsterdam: Wynand Fockink Proeflokaal

Fotos: Natalia Valle

O Wynand Fockink é o bar mais antigo de Amsterdam, só por isso já vale a visita, mas eu ainda vou te dar vários outros motivos. Em atividade desde 1679, ele é especializado em licores e jenever (bebida típica da Holanda, semelhante ao gim). Alguns deles são produzidos ali mesmo e o bar possui uma lojinha em anexo para quem quiser levar as garrafas. Quando fomos, já havia uma galera na porta esperando abrir – motivo de brincadeira de um dos funcionários do bar que soltou um risonho “meu deus! vocês são todos alcoólatras!“.

Localizado em um beco estreito, o bar na verdade é uma casa de degustação. E apesar da grande procura, não há necessidade de chegar cedo já que não é o tipo de bar que estamos acostumados. A experiência é um pouco diferente: não há mesas ou cadeiras, muito menos garçons. É um espaço pequeno com apenas um balcão e dois atendentes simpáticos. O pessoal escolhe, paga e pega ali mesmo e fica bebendo no beco. A decoração do lugar mantém ares antigos e te transporta para o passado assim que você entra pela porta, eu adorei.

Pronto para conferir o cardápio? São dezenas de opções, boa sorte. Nós escolhemos o Citroen (de limão, leve e adocicado), Framboos (de framboesa, o sabor lembra uma geleia alcoólica muito gostosa), Slee-Pruim (eleito o nosso preferido – de ameixa e mais seco que os demais) e por fim, o Veenbessen (de cranberry, mais azedinho e temperado). Entre os licores há opções criativas como o de creme brulee e o de café que podem ser comprados em garrafas na lojinha (me arrependi de não ter levado uma). Um presente de viagem original e gostoso!

O cardápio ainda conta com cervejas holandesas e belgas, mas poucas e não é fixo. Como este não é o foco, eles trabalham apenas com as que estiverem disponíveis no dia. Provamos uma belgian blonde ale e uma trapista bock holandesa, ambas deliciosas. Também tem poucas opções de petiscos, apenas o suficiente para o pessoal não cair. As doses saem por 3 euros e as cervejas por 3,50 – o que é bem barato tratando-se de Amsterdam.

Wynand Fockink Proeflokaal
Pijlsteeg 31, Amsterdam
wynand-fockink.nl

You Might Also Like

3 comentários

  • Reply
    Bel
    11 de dezembro de 2015 at 10:12

    Olha, eu não bebo nenhum um pouco, mas um bar que existe desde 1679!? Eu ia só pra visitar e ver a arquitetura dele. Acho incrível prédio com história.

    Beijos, meninas

  • Reply
    Gabriela
    11 de dezembro de 2015 at 12:07

    A Holanda é realmente um lugar fantástico, pena que quando fui não conheci esse bar.

  • Reply
    Marcella
    11 de dezembro de 2015 at 14:42

    Que demais essa dica. Saudades de Amsterdã. Quando voltar lá, vou conhecer esse bar!

    Bj Má

  • Deixe um comentário